UFSM busca recursos para laboratório de análise da qualidade do #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vêm trabalhando, desde 2012, em um projeto que, quando sair do papel, será a garantia de qualidade do leite produzido na Região Central. 
No local, será possível verificar se o produto está puro ou teve adição de substâncias estranhas

 

Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vêm trabalhando, desde 2012, em um projeto que, quando sair do papel, será a garantia de qualidade do leite produzido na Região Central. O que impede o investimento é a dificuldade em conseguir recursos para a compra dos equipamentos, bastante específicos e caros.

A ideia é montar um laboratório capaz de analisar 400 amostras de leite por hora, certificando a qualidade e classificando o produto conforme os nutrientes e substâncias presentes. No sábado, o reitor da instituição, Paulo Burmann, falou sobre o projeto ao governador Tarso Genro.

Orçado em R$ 1,5 milhão, o projeto do laboratório inclui a compra de um equipamento capaz de analisar a composição do leite, outro que investigaria a qualidade microbiológica e pequenas reformas no prédio do Centro de Ciências Rurais (CCR), além de outros equipamentos associados aos maiores.

Entre outras funções, nesse laboratório seria possível detectar, em larga escala, a presença de substâncias estranhas no leite produzido na Região Central.

— Hoje, ocorrem discussões sobre a qualidade do leite porque o intermediário entre o produtor e a indústria é o freteiro. O nosso laboratório ficaria nessa etapa intermediária, garantindo a qualidade tanto para o produtor, quanto para a indústria. E, indiretamente, para os consumidores — afirma a professora do departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Neila Richards. Junto com ela, trabalham no projeto os professores Agueda de Vargas, Mara Rubin e Geder Paulo Herrmann.

Atualmente, os laboratórios do CCR podem fazer parte dessas análises, e em escalas muito pequenas. Com o novo laboratório, seria possível receber amostras enviadas pelos produtores, que teriam o resultado da análise em poucos minutos, por celular.

Outras possibilidades que estão sendo estudadas para o funcionamento do laboratório é que estudantes bolsistas façam a coleta nas propriedades rurais ou, a caminho da indústria, o caminhão carregado de leite vá até o laboratório, encaminhe uma amostra para análise e siga viagem quando o resultado for liberado.

O projeto da UFSM já foi submetido a um edital do governo do Estado para concorrer à verba, mas não foi contemplado por não apresentar caráter inovador. O secretário estadual de Agricultura, Claudio Fioreze, manifestou apoio político a este e a outros projetos da UFSM, como o de construir uma nova usina de laticínios no campus.

— Devemos nos reunir ainda neste mês com a reitoria para tratar de um convênio entre a universidade, secretaria e Instituto Gaúcho do Leite (IGL), e para buscar recursos para a usina junto ao governo federal. Por enquanto, a secretaria não tem verba para o laboratório, mas, no futuro, o próprio IGL poderá investir em projetos como este — diz Fioreze, ressaltando que existem laboratórios de análise do leite apenas em Passo Fundo, Lajeado e Pelotas.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2014/06/ufsm-busca-recursos-para-laboratorio-de-analise-da-qualidade-do-leite-4517130.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas