#Secretário garante que Pará vai ter laboratório para testar qualidade do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
O secretário Hildegardo Nunes garantiu que, ainda neste ano, o laboratório começará a funcionar em Belém

A segunda Feira de Gado Leiteiro realizada no Parque de Exposições Agropecuárias de Marabá, no sudeste do Estado, neste final de semana, resultou em cerca de R$ 1 milhão em negócios. O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que destacou a importí¢ncia do desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Pará. Ele também anunciou que, ainda neste ano, o Estado terá um laboratório para testar a qualidade do leite.
Foram negociados 373 animais, com pequenos e médios produtores das regiões Sul e Sudeste do Pará, interessados em melhorar a qualidade de seus rebanhos e, assim, ganhar competitividade no mercado e ampliar os negócios.

O gado comercializado é das raças Gir e Girolando, consideradas de excelente produção leiteira, criado na fazenda Agro Santa Bárbara, que promoveu a feira. O evento integra o Pro-Genética, programa da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) destinado a incentivar a melhoria da qualidade genética do rebanho paraense, por meio da comercialização de animais de alta linhagem, para pequenos e médios criadores.

Laboratório – A programação incluiu a reunião da Cí¢mara Setorial do Leite, que discutiu alternativas para o desenvolvimento do setor. Um dos maiores problemas da atividade é a inexistíªncia de um laboratório para atestar a qualidade do leite. Hoje, amostras do produto são enviadas a Goií¢nia (GO) para análise. O secretário Hildegardo Nunes informou que o laboratório será aberto ainda neste ano, em Belém. Outra dificuldade é a falta de profissional especializado, como tecnólogo em laticí­nios.

Walter Cardoso, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), anunciou que o Programa Leite Legal dispõe de R$ 27 milhões para a capacitação de pequenos e médios produtores, voltada í  qualidade do leite. No Pará serão formadas 10 turmas, com 15 participantes de 1.500 propriedades.

Mario Moreira, diretor geral da Agíªncia de Defesa Agropecuária (Adepará), destacou a nova sistemática de defesa, após a elevação do status do Pará como área livre de febre aftosa, e disse que hoje a grande barreira para o comércio exterior é a sanitária.

O deputado federal Wandenkolk Gonçalves informou que a nova classificação permitirá a instalação de uma fábrica de leite em pó no sudeste do Pará, e que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deverá agregar tecnologia e possibilitar o aumento da produtividade e da qualidade do leite no Pará.

A importí¢ncia da Cí¢mara Setorial do Leite foi ressaltada por Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), que cumprimentou a Sagri e a Agro Santa Bárbara pela iniciativa do Pro-Genética. O financiamento aos produtores é feito com linhas especiais de crédito do Banco da Amazí´nia, que tem interesse em investir na agricultura familiar.
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=126610

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas