Produtores de leite, transportadores e indústrias de laticínios serão o alvo de uma iniciativa nacional que deverá elevar o padrão de qualidade dos produtos que chegam í mesa dos brasileiros. O Programa Alimentos Seguros, parceria do Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite), será destinado í cadeia produtiva do leite (PAS Leite) e lançado nesta quarta-feira (25), í s 14h30min, na sede do Sebrae, em Brasília.
De acordo com a Agíªncia Sebrae de Notícias, a solução foi desenvolvida pelo Sebrae com o objetivo de aumentar a segurança e a melhoria da qualidade do leite produzido no país. A adesão ao programa deve ser feita, preferencialmente, pelas indústrias de laticínios e entidades representativas do segmento, que indicarão os produtores e transportadores que participarão das atividades teóricas e práticas.
O programa, além de aprimorar a produção de leite e derivados, vai oferecer condições adequadas para que os produtores e os laticínios atendam aos requisitos do mercado e da legislação nacional – Instrução Normativa nº 62 do MAPA. O leite produzido com a observí¢ncia das boas práticas resulta num produto com qualidade superior e, portanto, com maior valor agregado, que possibilitará um ganho maior aos diversos elos da cadeia.
Enio Pinto, gerente de acesso í inovação e tecnologia do Sebrae, informou que toda a cadeia produtiva e de consumo será beneficiada com as técnicas disseminadas pelo PAS Leite. “O consumidor terá acesso a leite e derivados seguros, de melhor qualidade e com maior durabilidade; o transportador evitará contaminação durante a coleta e o transporte; e a indústria aperfeiçoará processos por meio de boas práticas de fabricaçãoâ€, explica.
O PAS Leite está disponível para implantação em todo o território nacional. As indústrias, cooperativas, associações, grupos e ou produtores que tiverem interesse em aderir ao programa deverão entrar em contato com o Sebrae, Senar, Senai em seus estados ou com a Embrapa – Gado de Leite. Os produtores rurais e as micro e pequenas empresas (MPEs) interessadas na implantação do programa poderão ser apoiadas pelo Sebrae, por meio do programa Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia)