Projeto voltado à qualidade do #leite vem em boa hora

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programa Alimentos Seguros da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul será lançado nesta sexta em Gramado

É coincidência, mas em meio a novas suspeitas sobre o leite, uma inciativa que tem como foco a qualidade do produto começa a sair do papel. Será lançadonesta sexta-feira, em Gramado, durante o 41° Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, o Programa Alimentos Seguros (PAS) da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

A iniciativa reúne Ministério da Agricultura, Sebrae e Senai.

Trabalha com a difusão de boas práticas entre produtores, transportadores e indústria.

A primeira ação efetiva ocorrerá no próximo mês, quando serão organizados dois cursos de treinamento para transportadores de leite, com aulas teóricas e práticas. O primeiro será de 8 a 12 de setembro, em Carlos Barbosa.

O segundo, de 20 a 24, em Paraí.

– Falamos inclusive sobre o Código Penal, reforçando que a fraude em alimentos é crime – explica Ana Stepan, fiscal federal agropecuária, responsável pelas ações de apoio ao desenvolvimento de cadeias pecuárias da superintendência estadual do Ministério da Agricultura.

É no caminho entre propriedades e indústrias que vêm sendo apontadas as maiores falhas do sistema. Também nessa etapa foi detectada a maior parte das fraudes investigadas pelo Ministério Público Estadual nas várias fases da Operação Leite Compen$ado.

Com a implementação do PAS Leite, um projeto-piloto, também está sendo organizado, com 12 produtores de leite tipo B da cooperativa Santa Clara.

Outra proposta apresentada recentemente em encontro com representantes do setor é a retomada do Geoleite, programa de georreferenciamento das propriedades de pecuária de leite.

A meta é ajudar na fiscalização.

Tudo que for feito com o objetivo de garantir a qualidade do produto é mais do que bem-vindo. E necessário para restabelecer a confiança no produtor.

Gisele Loeblein
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2014/08/gisele-loeblein-projeto-voltado-a-qualidade-do-leite-vem-em-boa-hora-4569698.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas