Produtores de #leite definem prioridades para 2014

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

CNA defende expansão do programa de assistência técnica da Senar Melhoria da qualidade de leite e reformulação do sistema sanitário são algumas das prioridades defendidas pela CNA

Ampliação do programa de assistência técnica, melhoria da qualidade, isenção de tributação, defesa comercial e reformulação do sistema sanitário. Essas são algumas das prioridades que serão defendidas, em 2014, pela Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Uma das ações mais importantes para o setor leiteiro, apoiada pela comissão, será a expansão do programa de assistência técnica, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Por meio desta iniciativa, criada, no ano passado, a partir de um projeto piloto em Tocantins, técnicos e instrutores elaboram um plano de trabalho com os produtores para aprimorar as técnicas de produção e a gestão econômica da atividade.

 

A partir do plano, os produtores rurais recebem visitas periódicas e contínuas destes profissionais, que acompanham de perto a implementação destas ações, que visam dar mais eficiência à produção de leite e aumentar a competitividade do pecuarista.

 

– A ideia é estender este programa para outros Estados – explica o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.

 

Ainda dentro da assistência técnica, outra proposta é o desenvolvimento de um software para o acompanhamento gerencial da propriedade e de uma central de inteligência, que consolidará todos os dados referentes à propriedade, como receitas, despesas, custos, produção, produtividade, comercialização e índices zootécnicos, entre outros.

 

Qualidade e sanidade

 

As ações de melhoria da qualidade de leite também estão na lista de prioridades da comissão. Desta forma, a comissão e o Senar intensificarão a atuação do Programa Leite Legal nos 12 Estados onde a iniciativa foi implementada.

 

O programa, que também tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi criado em 2012 com o objetivo de promover ações de melhoria na qualidade do produto, a partir das boas práticas de ordenha.

 

Em relação à questão sanitária, as ações defendidas pelo setor são a reformulação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (Pncebt) e do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa).

 

Neste ponto, a principal medida é renovar o acordo de cotas de importação de leite em pó com a Argentina. Neste mês, houve uma reunião, na cidade argentina de Rosário, para tratar do assunto, mas nada foi definido. Outra rodada de negociações será realizada em abril. Na parte de tributação, o setor leiteiro quer a isenção de PIS/Cofins sobre rações e minerais.

 

Pecuária de precisão

 

Outro tema abordado no encontro foi a pecuária de precisão. Com ela, o produtor tem um controle mais preciso da produção e do rebanho, utilizando sistemas automatizados na sua atividade.

 

 

CANAL RURAL COM INFORMAÇÕES DA CNA

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas