Produção de #leite no Nordeste cresce no segundo trimestre

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do IBGE mostra que a produção de leite na Região Nordeste cresceu 20,9% no segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de leite atingiu a marca de 328,8 milhões de litros, ante os 271.9 milhões registrados em 2013.

A Bahia foi o estado que mais contribuiu para esse crescimento, passando de 78,3 milhões de litros nos três primeiros meses do ano para 93,7 milhões no segundo trimestre. O estado do Ceará, por sua vez, alcançou o segundo lugar no ranking de produção, passando de 54,6 milhões para 66,8 milhões durante o mesmo período.

Em termos percentuais, Sergipe foi a unidade da federação que alcançou o maior crescimento. A produção de leite no estado cresceu 45,8% entre os dois trimestres, alcançando a marca de 38,8 milhões de litros. A Paraíba ficou logo atrás, com um crescimento de 35,2% na quantidade de leite produzido, atingindo a marca de 13,3 milhões de litros.

Apesar do crescimento, muitos produtores ainda encontram dificuldades para continuar elevando a produção por conta das estiagens registradas todos os anos na região Nordeste. Para discutir as perspectivas do setor de setor do leite na nos próximos anos pesquisadores, empresários, estudantes e produtores rurais estarão em Sergipe entre os dias 5 e 7 de novembro participando do XII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel).

» Iremos reunir representantes de toda a cadeia do leite para avaliar como o setor pode continuar sendo competitivo mesmo com condições climáticas tão desfavoráveis. O debate passa por questões relacionadas à adoção de novas tecnologias, melhoramento genético e outras questões que possam estimular a produção», explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.

Programação
Na estrutura montada no Centro de Convenções, haverá espaços para discussões sobre a bovinocultura e caprinocultura, além de cursos e palestras sobre temas relacionados às duas atividades.

O evento também contará com um concurso de queijos e a oferta de clínicas tecnológicas sobre o cultivo intensivo da palma, ministradas pelo consultor do Sebrae, Paulo Suassuna. O público terá a oportunidade ainda de acompanhar exposições de equipamentos, embalagens, insumos, vitrines de lácteos e oficinas de fabricação de leite e derivados.

As inscrições para o Enel são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico WWW.enelsergipe.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79)2106-7780 e pelo email enelsergipe@se.sebrae.com.br . O XII Enel é promovido pelo Sebrae e conta com o apoio do Governo do Estado e da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe (Faese).

Fonte: Sebrae
http://www.oleite.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas