#Portalacteo: Produtores de Serro ganham centro de maturação para o Queijo Minas Artesanal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores do Queijo Minas Artesanal das regiões do Serro, Canastra e Serra do Salitre terão, a partir de março, um centro de maturação em cada uma das tradicionais regiões produtoras. A produção que passar pelos entrepostos de maturação estará habilitada para ser comercializada em outros estados.
“A comercialização fora do nosso Estado é um anseio antigo dos produtores. Enquanto em Minas o mercado já está estabilizado, há um grande potencial de demanda em regiões como São Paulo, Rio e Brasí­lia”, explica a assessora técnica da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Helena Cunha.

A maturação é um processo regulamentado por legislação federal, exigida para os queijos produzidos com leite cru, um dos itens que caracteriza o queijo artesanal mineiro. “Durante a maturação, o queijo adquire os parí¢metros microbiológicos e fí­sico-quí­micos exigidos pela legislação, que vão garantir a qualidade do produto e a segurança do consumidor”, explica a assessora técnica.

O centro é uma estrutura em que os queijos chegam, passam por uma limpeza e seguem para um espaço reservado especificamente para o processo de maturação, que varia entre 14 dias (Serro) e 21 dias (Canastra e Serra do Salitre). Cumprido o prazo, o queijo é embalado e distribuí­do. Segundo Ana Helena Cunha, muitos produtores não tíªm espaço suficiente para maturar toda a produção pelo perí­odo necessário. “Os entrepostos de maturação víªm atender esta demanda”, afirma.

As estruturas estão localizadas nos municí­pios do Serro, Medeiros e Rio Paranaí­ba, e serão gerenciadas pelas cooperativas de produtores de queijo das regiões do Serro, Canastra e Serra do Salitre, respectivamente. Cada centro tem a capacidade para receber, aproximadamente, quatro toneladas e meia a cada perí­odo de maturação. Os centros vão receber a produção de queijarias devidamente cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A construção das unidades foi viabilizada por meio de convíªnio entre a Emater-MG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o apoio das cooperativas e do Sistema Ocemg, que também custeia os exames feitos nos animais (brucelose e tuberculose), além de análises do queijo e da água. (Com Agíªncia Minas)

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/17-01-2013/produtores-de-serro-ganham-centro-de-maturacao-para-o-queijo-minas-artesanal

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas