Manejo e ordenha correta são essenciais para produção de qualidade

O manejo dos bovinos e a produção leiteira variam de acordo com o potencial genético do animal.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O conceito de manejo abrange todas as tarefas desempenhadas diretamente com os bovinos
O manejo dos bovinos e a produção leiteira variam de acordo com o potencial genético do animal.

Serviços Nacional de Aprendizagem Rural(Senar) promove curso de Manejo de ordenha ( maual e mecânica), o evento acontece em Camapuã entre os dias 22 e 25 de Setembro. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, os produtos lácteos estão entre os seis produtos de origem animal com maior volume de exportações

O instrutor do Senar/MS Eurípedes Alves Júnior explica que os dois cursos são complementares. “No curso de Manejo básico de bovinos de leite nós trabalhamos a parte de criação dos bovinos leiteiros, ou seja, o manejo essencial para que uma vaca possa atingir todo seu potencial leiteiro. Em Manejo de ordenha tratamos da qualidade da ordenha efetuada na propriedade rural para melhorar a qualidade do leite”, detalha.

O conceito de manejo abrange todas as tarefas desempenhadas diretamente com os bovinos, desde criação, manutenção (alimentação, higiene e vacinação) até a produção do leite. O técnico do Senar/MS explica que os ensinamentos começam com a vaca no pré-parto. A produção de leite está relacionada com os cuidados e condições físicas do animal durante a preparação para o parto e o parto em si. “Esses cuidados influenciam na qualidade do colostro que o bezerro vai mamar e, com isso, a qualidade de vida do bezerro.

O aparelho produtor de leite também está sendo preparado, então a vaca também deve iniciar a lactação em boas condições físicas e bem nutrida”, ressalta. Após o parto, entre 5 e 7 dias, o leite já deverá estar pronto para o consumo. Desse modo, a vaca entra na rotina de ordenha da propriedade rural.

http://www.capitalnews.com.br/rural/manejo-e-ordenha-correta-sao-essenciais-para-producao-de-qualidade/283718

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas