#Feira em Palmas melhorou qualidade de vida dos produtores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em Palmas todos os sábados a Praça Bom Jesus é conhecida por ser palco de uma feira organizada por 19 pequenos produtores rurais. Há pouco mais de um ano, a feira era realizada nas dependíªncias da rodoviária, e com a mudança os produtores afirmam que as vendas aumentaram cerca de 80%, resultando na melhora da renda e qualidade de vida.
Um grande número de pessoas realizam suas compras aos sábados, sendo que a comunidade destaca a importí¢ncia da feira, por oferecer grande variedade de produtos, bons preços e qualidade, sendo oriundos da agricultura familiar. O espaço é cedido pela Diocese de Palmas e as barracas pela Prefeitura Municipal.
Renda
Os produtores estão satisfeitos com os resultados obtidos na feira, sendo que as vendas víªm aumentando e muitos já tiram o sustento destas vendas, sendo que as próprias famí­lias trabalham no negócio. O produtor Caetano Baldissera, contou que faz um ano que vende na feira, comercializando queijo e mel. Com isso, houve uma grande melhora na renda familiar, pois os produtos são vendidos direto ao consumidor. “Tiramos nosso sustento da feira e do leite que entregamos, sendo que a maior produção é de queijo, mais de 90%”, disse. Ele acrescentando que as vendas aumentaram 80% em relação a quando a feira era na rodoviária.
A agricultora, Jucimara Benedetti Tonim, vende hortaliças, frutas e verduras. “Nossa renda melhorou, a feira é uma garantia, mas vendemos também no comércio e geralmente não sobra nada para levar para casa”, disse. “Aqui, aprendemos muito”. Ela ainda faz questão de destacar, que gosta de trabalhar na agricultura e que tira o sustento da famí­lia disso sendo que produz também ovo, galinha e porco.
Sergio Roberto da Rosa vende salame e outros embutidos. Ele contou que sua renda e qualidade de vida melhoraram 100% com as vendas, sendo que a famí­lia trabalha no negócio, com entrega de produtos no comércio local.
Vendendo massas, pão, cucas e outros, Miguelino Alves da Cruz, afirmou que a feira é uma oportunidade de melhorar a renda familiar. “Quando chegamos aqui no sábado de manhã, algumas pessoas já estão nos esperando para comprar os produtos fresquinhos, dificilmente sobra alguma coisa”, revelou.
“Tenho orgulho de ser agricultora, me criei neste meio e fico decepcionada quando vejo que algumas pessoas não nos valorizam. E nós trabalhamos todos os dias, de segunda a segunda para tirar o sustento e produzir alimentos”, afirmou Maritania Pasini, que comercializa carne de cabrito e cordeiro (ovelha), tendo esta como sua fonte de renda.
Artesanato
Existe também uma barraca da Ação Social, onde são vendidos os artesanatos produzidos pelos cursos do departamento. Os trabalhos são feitos pelas alunas, tornando-se uma renda extra e entusiasmando os participantes.
A grande movimentação de pessoas é visí­vel todos os sábados na feira. Alci de Oliveira contou que compra os produtos todos os sábados, por terem ótima qualidade, além de serem feitos com carinho, sendo naturais e mais baratos.

http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/regiao/8,21024,30,03,feira-em-palmas-melhorou-qualidade-de-vida-dos-produtores.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas