#Estado ganha centros de maturação para o Queijo Minas Artesanal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entrepostos vão garantir qualidade e habilitar a comercialização para outros estados

Produtores do Queijo Minas Artesanal das regiões do Serro, Canastra e Serra do Salitre terão, a partir de março, um centro de maturação em cada uma das tradicionais regiões produtoras. A produção que passar pelos entrepostos de maturação estará habilitada para ser comercializada em outros estados. “A comercialização fora do nosso Estado é um anseio antigo dos produtores. Enquanto em Minas o mercado já está estabilizado, há um grande potencial de demanda em estados como São Paulo, Rio e Brasí­lia”, explica a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Helena Cunha.

A maturação é um processo regulamentado por legislação federal, exigida para os queijos produzidos com leite cru, um dos itens que caracteriza o queijo artesanal mineiro. “Durante a maturação, o queijo adquire os parí¢metros microbiológicos e fí­sico-quí­micos exigidos pela legislação e que vão garantir a qualidade do produto e a segurança do consumidor”, explica a assessora técnica.

O centro é uma estrutura aonde os queijos chegam, passam por uma limpeza e seguem para um espaço reservado especificamente para o processo de maturação, que varia entre 14 dias (Serro) e 21 dias (Canastra e Serra do Salitre). Cumprido o prazo, o queijo é embalado e distribuí­do. Segundo Ana Helena Cunha, muitos produtores não tíªm espaço suficiente para maturar toda a produção pelo perí­odo necessário. “Os entrepostos de maturação víªm atender esta demanda”, afirma.

As estruturas estão localizadas nos municí­pios do Serro, Medeiros e Rio Paranaí­ba e serão gerenciadas pelas cooperativas de produtores de queijo das regiões do Serro, Canastra e Serra do Salitre respectivamente. Cada centro tem a capacidade para receber aproximadamente quatro toneladas e meia a cada perí­odo de maturação. Os centros vão receber a produção de queijarias devidamente cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A construção das unidades foi viabilizada por meio de convíªnio entre Emater-MG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o apoio das cooperativas e do Sistema Ocemg, que também custeia os exames feitos nos animais (brucelose e tuberculose), além de análises do queijo e da água.

Museu do Queijo

No municí­pio de Medeiros, na região da Serra da Canastra, além do centro de maturação, será implantando também o museu do queijo. O museu é resultado de parceria entre a Seapa e a prefeitura e foi concluí­do no final do ano passado.

“A proposta é de que ele seja uma referíªncia na cultura da fabricação do queijo na região, reunindo peças antigas que contem a história dos processos utilizados ao longo dos tempos”, afirma Ana Helena. O museu funcionará também como ponto de apoio para a venda da produção e como centro de capacitação dos produtores.

Fonte: SEAPA/ MG

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas