#Epagri lança livro sobre produção de leite í  base de pasto em Santa Catarina

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O lançamento do livro editado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) aconteceu durante a abertura da ExpoLages 2012, no dia 19 de outubro, ocasião em que o presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Cí­cero Pamplona, entregou um exemplar ao governador João Raimundo Colombo. O presidente da Epagri, Luiz Hessmann prestigiou a abertura da Feira e entregou um volume do livro í s outras autoridades presentes na solenidade.

O livro possui quinze capí­tulos e 626 páginas e aborda todos os temas importantes na produção de leite no Estado de Santa Catarina. No total são 39 autores e desses, 35 são pesquisadores e extensionistas da Epagri. Os demais pertencem a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Embrapa Gado de Leite e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (Fazea) da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga. Todos os capí­tulos foram revisados por professores de universidades, principalmente Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Udesc ou pesquisadores da Epagri.

A proposta de elaborar o livro foi a de contribuir para solidificação do sistema de produção de leite í  base de pasto em Santa Catarina e, assim, tem como principal objetivo instrumentalizar técnicos e produtores nas diversas áreas que envolvem a produção leiteira, tratando de temas como: princí­pios da produção í  base de pasto, alimentação de bovinos de leite, pastagens, planejamento forrageiro, implantação, manejo e adubação das pastagens, conservação da forragem, manejo do rebanho, recursos genéticos, sanidade, qualidade do leite e instalações, além de disponibilizar ferramentas necessárias para a realização da administração e controles imprescindí­veis na propriedade rural leiteira.

O livro expressa as tecnologias geradas, adaptadas e difundidas em Santa Catarina nos últimos anos, que possibilitou ao Estado ocupar a quinta posição como produtor de leite no Brasil, sendo que há vários anos é a produção que mais cresce proporcionalmente em ní­vel nacional.

Também preconiza a utilização da pastagem como fonte básica de alimentação na bovinocultura de leite, o cultivo e manejo das forragens mais adaptadas a cada condição regional, a subdivisão de pastagens e o pastoreio rotativo. Além da sua maior eficiíªncia econí´mica, o sistema implica em menor dependíªncia de insumos externos í  propriedade, com vantagens ambientais e para a saúde dos produtores e consumidores em relação aos sistemas convencionais de produção leiteira, além de respeitar o bem estar animal.
http://www.agrosoft.org.br/agropag/223265.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas