# Barra Mansa tem curso para melhoria da produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tiveram iní­cio hoje (26) as atividades do curso de manejo bovino para os produtores de Barra Mansa, realizado no distrito de Amparo. O evento – promovido pelo Sindicato Rural de Barra Mansa com o apoio da Emater/Rio – termina na quinta-feira. De acordo com o diretor da pasta agrospastoril da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola) de Barra Mansa, Jair Medeiros, a iniciativa tem como objetivo capacitar produtores e trabalhadores rurais para o manejo adequado de bezerras, novilhas e vacas.
– O curso vai ensinar técnicas sobre como lidar com a alimentação e manejo doa animais. Também serão ministradas aulas sobre aplicação de medicamentos. O objetivo é capacitar a mão de obra rural do municí­pio, para que o manejo seja feito adequadamente e sem riscos para os animais – disse.
Segundo o diretor do sindicato, Aguinaldo Rezende, o curso vai ensinar práticas que – se adotadas – contribuem para o aumento da produção de leite. O municí­pio tem 600 produtores cadastrados.
– O cuidado dispensado ao animal desde que ele nasce irá garantir mais qualidade e aumentar a quantidade produzida. í‰ a primeira vez que realizamos uma capacitação como esta. Esperamos alcançar resultados positivos com este projeto – destacou.
Um trabalho de conscientização e divulgação foi realizado entre os produtores. A expectativa é que novas turmas sejam formadas para que o público alvo, em seu total, seja alcançado.
O supervisor da Emater de Barra Mansa, Antí´nio Paz, explicou que os técnicos da entidade estão instruindo os produtores com informações para o pastoreio rotacionado, o controle de doenças e a sustentabilidade no tratamento de resí­duos.
– A ideia é otimizar o uso do espaço para que a haja mais produção de alimento para os animais. Isso significa que o produtor terá menos gastos para manter o gado. Estas técnicas beneficiam a criação e a qualidade de vida do animal, os resultados são consequentemente percebidos no leite – destacou.
No próximo míªs será realizada a Agrofest (Festa da Agricultura Familiar). No decorrer do evento a Emater irá promover o Dia de Campo, com palestras destinadas ao setor de produção de olericultura – que engloba culturas folhosas, raí­zes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestí­veis de plantas.
As aulas acontecem no Sí­tio Desembarque, localizado no distrito de Amparo, das 9h í s 16h, e é gratuito. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3323-1139.

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,59192,Barra-Mansa-tem-curso-para–melhoria-da-producao-de-leite.html#axzz1yzkT5yiP

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas