#Vigor compra metade da produtora de leite Itambé

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Vigor Alimentos, empresa de lácteos da holding J&F, que também controla a companhia de alimentos JBS, confirmou nesta quinta-feira a compra da mineira Itambé. O acordo foi fechado hoje com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), dona da Itambé. O valor do negócio foi 410 milhões de reais, que serão investidos para «fortalecer a estrutura de capital e contribuir para o crescimento de uma das mais tradicionais companhias de lácteos do Brasil». Como resultado da operação, Vigor e CCPR passarão a ser sócias e a empresa de alimentos da J&F deterá uma participação de 50% no capital social da Itambé.

Segundo a Vigor, o aporte na Itambé, quando concluí­do, irá acelerar a execução do plano estratégico da Vigor, como os de Minas Gerais e Rio de Janeiro, «regiões bastante complementares í s principais áreas de atuação da Vigor». «A força da marca Itambé, uma das mais tradicionais marcas do segmento de lácteos no Paí­s, será uma das principais alavancas de criação de valor desse investimento», afirma em nota Maurí­cio Hasson, diretor de Relações com Investidores da Vigor. Ele cita que os produtos da Itambé, que incluem leite em pó, iogurtes e requeijões, serão complementares aos produtos da Vigor.

A Itambé, de acordo com a Vigor, que continuará com uma estrutura de capital adequada, processos operacionais e administrativos independentes e gestão totalmente profissionalizada e os resultados oriundos deste investimento deverão ser consolidados nas demonstrações financeiras da Vigor. A conclusão da operação está sujeita a algumas condições precedentes usuais neste tipo de operação, dentre as quais, a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econí´mica (Cade).

A CCPR, controladora da Itambé, estava í  procura de um sócio no setor ou um investidor estratégico desde 2011. Na época, a informação era de que esse novo acionista assumiria uma fatia de 20% a 30% da companhia. Se a capitalização da empresa não desse certo dessa forma, a CCPR cogitava fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglíªs) num prazo de dois ou tríªs anos (2013 ou 2014).

A Itambé, pelo último ranking divulgado pela Leite Brasil, de 2011, era a terceira maior empresa em captação de leite, com recepção anual – de produtores diretos e de terceiros – de 1,1 milhão de litros de leite, com 8,55 mil produtores e produção de 272 litros de leite por dia. A empresa possui cinco fábricas, sendo quatro em Minas Gerais e uma em Goiás, dez centros de distribuição e volume de processamento de mais de 3 milhões de toneladas de leite por ano.

A lista não inclui a BRF, que com a unidade de lácteos, figura entre as tríªs primeiras colocações. A Vigor, nesse ranking, aparece em 10º lugar, com recepção anual de 242,34 mil litros, 1,296 mil produtores e 370 litros de leite por dia.

Fonte: Veja

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas