#Vacinação contra a aftosa até sábado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A doença viral com incidência em todos os continentes, afeta principalmente o gado bovino de corte e os suínos

 

AGULHAS NEGRAS

 

Os produtores rurais de todo o estado têm até este sábado para imunizar seus animais durante a segunda etapa da campanha de vacinação contra a aftosa. A doença viral com incidência em todos os continentes, afeta principalmente o gado bovino de corte e os suínos. O animal afetado apresenta febre alta que persiste durante até três dias, seguido do surgimento de pequenas vesículas (bolhas) na mucosa da boca, laringe, narinas e na pele ao redor dos cascos. As vesículas se rompem e o tecido conjuntivo de sustentação fica em evidência. Uma das características marcantes é que o animal passa a salivar deixando cair fios de saliva, além disso, fica fraco e tende a mancar. Com o passar do tempo, o animal emagrece rapidamente vindo a óbito. A imunização visa além de preservar a saúde dos animais, evitar o contágio aos humanos pelo consumo da carne contaminada, assim o leite, saliva do animal doente, como também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados.

 

Em Itatiaia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Setor de Agricultura, informa que a vacinação é gratuita e acontece de forma itinerante em todo o município. Podem ser imunizados animais até 24 meses sendo que pelo menos 70% dos produtores rurais já cumpriram os procedimentos. Na primeira fase, em maio, foram vacinados 96,7% do rebanho, equivalente a 1.180 animais. “Estamos percorrendo os bairros e imunizando todos os animais, porém os pequenos proprietários podem também solicitar a visita de nossa equipe diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Setor de Agricultura”, disse o secretário executivo de Agricultura, Antônio da Silva Ribeiro.

 

Em Itatiaia a segunda etapa tem o reforço dos alunos do Curso de Bovinocultura do Leite, realizado em parceria com o Pronatec. “A participação dos estudantes tem sido muito importante, porque além de auxiliar na vacinação eles também estão podendo conhecer um pouco mais sobre esse trabalho e essa participação tem servido como um estágio”, informa Antônio Ribeiro, frisando que o município é livre da febre aftosa, mantendo uma estabilidade sanitária.

 

RESENDE

 

A imunização no município tem atenção voltada para assistir aos produtores rurais dos bairros da periferia. A meta nesta reta final é imunizar pequenos rebanhos. “Na periferia da cidade existem aqueles proprietários de um, dois, três bois que pastam em sua propriedade e também precisam ser imunizados. É importante frisar que não haverá prorrogação da campanha e queremos atingir o índice mais próximo possível de 100% de animais vacinados. Temos uma equipe técnica rodando a periferia até sábado. Com o produtor cadastrado não temos problemas e por isso esse trabalho de pente fino nas áreas periféricas”, argumenta o secretário de Agricultura e Pecuária, Miguel Gilberto Dias, frisando que no ano passado, Resende atingiu 98,9% de rebanho vacinado.

 

QUATIS

 

Na cidade, o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Duque Campos, adverte que apesar de não ser oficial existe a expectativa de uma possível prorrogação da campanha o que facilitaria a meta de imunizar 100% do rebanho. “A vacinação é uma iniciativa do produtor, adquirindo as ampolas e aplicando. A prefeitura mantém a fiscalização para que o município e estado permaneçam livre da aftosa. Até este momento recebemos a nota fiscal de ao menos 70% dos produtores rurais comprovando a vacinação de seu gado. Até o fim de semana outros 30% devem fazer o mesmo procedimentos. Em média, Quatis mantém entre 90% e 95% a porcentagem final de imunização. Temos um escritório vinculado ao serviço de inspeção sanitária estadual nesta iniciativa.”, afirma. Em relação à vacinação em Porto Real, o governo municipal frisa que das 7 mil cabeças de gado mais de 50% já foi imunizada e a expectativa é de atingir meta próxima de 100% até o fim da campanha.

 

http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=29945

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas