Vaca transgíªnica produz #leite para alérgicos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Até 3% das crianças são alérgicas a leite de vaca em seu primeiro ano de vida

Cientistas da Nova Zelí¢ndia desenvolveram uma vaca geneticamente modificada que produz um leite com menos probabilidade de causar reações alérgicas.

Até 3% das crianças são alérgicas a leite de vaca em seu primeiro ano de vida.
Notí­cias relacionadas

A vaca geneticamente modificada produziu um leite sem beta-lactoglobulina – uma proteí­na do soro do leite í  qual algumas pessoas são alérgicas.

O estudo foi considerado um marco por cientistas, mas alguns grupos de ativistas afirmam que ele levanta preocupações éticas.

Há grandes diferenças entre o leite materno e o leite de vaca, entre elas a beta-lactoglobulina, que está presente no leite de vaca, mas não no leite materno.
Interferíªncia

As instruções para a produção da beta-lactoglobulina estão contidas no DNA da vaca.

Os cientistas da AgResearch e da Universidade Waikato, na Nova Zelí¢ndia, adicionaram material genético extra para interferir no processo, usando uma técnica chamada de RNA de interferíªncia.

A bezerra resultante nasceu sem rabo, mas os pesquisadores dizem que é «improvável» que isso se deva í  modificação genética.

Ela ainda não ficou prenhe, nem começou a produzir leite normalmente, então os cientistas usaram hormí´nios para apressar o iní­cio da produção de leite.

Em um artigo na publicação cientí­fica Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores disseram: «Todas as amostras de leite da bezerra transgíªnica foram desprovidas de beta-lactoglobulina».

Eles concluí­ram que a técnica é uma «ferramenta eficaz» para modificar animais de pecuária.
Duração

O professor Keith Campbell, da Universidade de Nottingham, que integrou a equipe que clonou a ovelha Dolly, disse que o teste será quanto tempo a modificação genética vai durar.

Campbell disse que os pesquisadores precisariam mostrar que o efeito durou por toda a vida de cada vaca e foi transmitido por várias gerações.

«í‰ muito interessante e é uma outra maneira de mostrar que a tecnologia pode avançar com resultados potencialmente úteis», disse.

«Na minha opinião, o risco é zero. Se fosse tóxico, o animal estaria morto.»

Bruce Whitelaw, professor de biotecnologia animal na Universidade de Edimburgo, disse: «Isso é notável e representa uma das poucas histórias de sucesso de RNA de interferíªncia em mamí­feros».

«O tempo dirá o quão abrangente a aplicação do RNA de interferíªncia será em animais de pecuária geneticamente modificados – mas este estudo certamente é um marco nesse campo.»
Mais pesquisas

Pete Riley, do grupo GM Freeze, disse: “»Antes que isso vá adiante, eles precisam estabelecer qual foi a causa do defeito no bezerro, já que há uma possí­vel ligação com o fato de ser geneticamente modificado».

Riley disse que a compreensão sobre o papel dos genes e como eles interagem ainda é muito frágil e que ainda é necessário desenvolver mais pesquisas básicas.

«Nós podemos aprender muito ao olhar para organismos menos complidados que o gado», disse.

BBC Brasil

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas