Vaca louca faz USDA colocar duas propriedades leiteiras em quarentena nos EUA

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma delas fica na área onde um animal foi descoberto recentemente com a doença, conforme o órgão
O governo dos Estados Unidos colocou em quarentena duas propriedades leiteiras na Califórnia. Uma delas fica na área onde um animal foi descoberto recentemente com encefalopatia espongiforme, a doença da vaca louca. A outra fazenda, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglíªs), está associada aos laticí­nios produzidos com o leite da vaca doente.

O USDA não detalhou os motivos da quarentena, mas disse que registros de ambas as operações ainda estão sendo examinados “para determinar se pode haver algum risco para o gado”.

O órgão também examinou uma cria do animal doente, mas o exame deu negativo para vaca louca, segundo autoridades. A agíªncia do governo rastreou duas crias na Califórnia. Uma delas nasceu morta e a outra, localizada em outro Estado, foi sacrificada por autoridades do USDA e depois testada. Ambos os filhotes nasceram nos últimos dois anos.

í‰ importante descobrir se as crias estavam doentes porque se acredita que a vaca louca possa ser transmitida para os descendentes, afirmou o veterinário-chefe do USDA, John Clifford.

A descoberta do novo caso da doença foi anunciada na terça da semana passada, dia 24. Trata-se do primeiro caso de vaca louca no paí­s desde 2006 e o sexto desde que o problema foi descoberto. A doença pode ser transmitida aos seres humanos por meio do consumo da carne contaminada.
Fonte: Agíªncia Estado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas