#USP de Piracicaba detecta leite com bactéria além do limite em 6 estados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Amostras analisadas da bebida tíªm origem em SP, MG, MT, BA, PR e RJ. Pesquisa foi feita no perí­odo entre março de 2012 e mesmo míªs de 2013.

A Universidade de São Paulo (USP) avaliou amostras colhidas durante um ano da produção de leite de seis estados brasileiros e concluiu que 20% da bebida analisada tem qualidade nutricional, odor e sabor abaixo dos parí¢metros definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O estudo é da Clí­nica do Leite, credenciada pelo governo e sediada na Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP). Foram verificadas amostras coletadas desde março de 2012 em fazendas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.

«Segundo o Ministério da Agricultura, deve haver no máximo 600 mil bactérias por mililitro de leite analisado. As amostras com problemas estão acima desse limite», afirmou o coordenador da clí­nica, o professor Paulo Fernando Machado.

Machado disse que a bebida nesta situação não coloca a saúde do consumidor em risco, mas afirmou que o resultado da pesquisa serve de alerta para que a qualidade do produto seja melhorada. â€œí‰ como se vocíª comesse uma banana com a casca manchada. Não é a mesma coisa de comer uma banana com a casca totalmente amarela, mas não fará mal nenhum ao consumidor.”
Leite cru
Em nota, o Ministério da Agricultura informou que a pesquisa leva em conta o leite cru e que o produto que chega í  mesa do consumidor é adequado para consumo. «Temos um sistema de monitoramento de controle de qualidade do leite que permite conhecer a situação do produto antes que ele seja consumido. Esse sistema é submetido í  inspeção federal e existe para detectar o mais rápido possí­vel a situação do produto para que sejam adotadas as medidas corretivas», relatou a pasta.
Posição da indústria
O Sindicato da Indústria de Laticí­nios e Produtos Derivados no Estado de São Paulo (Sindileite) também foi procurado para comentar a pesquisa, mas ainda não se manifestou sobre o tema.
http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/03/usp-de-piracicaba-detecta-leite-com-bacteria-alem-do-limite-em-6-estados.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas