#Uruguai: Conaprole prevíª mais produção e investe em segunda torre de secagem de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) está construindo uma segunda torre de secagem de leite com a qual prevíª aumentar a produção de leite em pó, seu principal produto de exportação, e que demandará um investimento de US$ 50 milhões.

“A Conaprole sempre está cinco anos í  frente com seus projetos”, disse o presidente da empresa, ílvaro Ambrios, que disse que já tem um plano de investimentos previsto para os próximos dez anos.

Isso quer dizer que, em 2013, a Conaprole está investindo em um plano feito há alguns anos, considerando que a produção de leite da cooperativa aumenta a cada ano. Trata-se da construção de uma segunda torre de secagem de leite em sua planta de Villa Rodrí­guez (San José) – a maior planta industrial da empresa – que permitirá processar quase um milhão de litros de leite por dia. A nova torre terminará de ser construí­da em julho e estará operacional na primavera, quando se registra o maior pico de produção.

Essa é a segunda torre de secagem em Villa Rodrí­guez. A primeira está operacional desde o ano passado e processa 500.000 litros. Com as duas torres, a Conaprole estaria processando nessa planta de San José 1,5 milhão de litros de leite por dia. Dessa forma, em todo o paí­s, a Conaprole passaria a processar quase 5 milhões de litros (hoje está em torno de 3,6 milhões de litros).

A Conaprole exporta 70% de sua produção, sendo a maior parte das vendas de leite em pó. No ano passado, a Conaprole foi a empresa uruguaia que mais exportou, com as vendas chegando a quase US$ 500 milhões. A cooperativa vende a cerca de 50 paí­ses, entre eles, México, Estados Unidos, China, Argélia, ífrica do Sul e Vietnã.

No mercado interno, Ambrois disse que a empresa coloca íªnfase na qualidade de seus produtos. “Buscamos ter produtos diante do crescimento da demanda”. Ele disse que, nos últimos anos, surgiram várias empresas competidoras no mercado leiteiro uruguaio. O maior competidor é a marca Danone, da Argentina, mas a Conaprole segue liderando o mercado.

A Conaprole conta com 2.000 produtores de leite, que enviam o produto diariamente í  empresa. “O objetivo da cooperativa é receber esse leite e valorizá-lo, para que o produtor obtenha o melhor preço e possa seguir se desenvolvendo”. Ambrois disse que os cooperativistas são parcialmente donos da empresa, uma espécie de pequenos acionistas.

A Conaprole também fornece aos produtores “insumos mais baratos”, considerando que “a produção de leite é um trabalho complexo e precisa de 365 dias por ano de dedicação”. Ele disse que isso obriga a cooperativa a ter sempre capacidade para receber leite dos produtores “seja um momento favorável ou não”, sendo um aspecto central do negócio.

A reportagem é do www.elobservador.com.uy

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas