# União Europeia vai criar observatório para o mercado do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O comissário europeu da Agricultura anunciou hoje a criação de um observatório para o mercado do leite e sublinhou que estão previstas novas ferramentas para apoiar regiões com maiores dificuldades com o fim das quotas leiteiras.

As posições do comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, foram assumidas na abertura de uma conferíªncia em Bruxelas sobre o futuro do setor leiteiro na União Europeia.

O responsável romeno adiantou que vai propor a criação de um observatório para o setor leiteiro no quadro da União Europeia, que terá como principal função a elaboração de fazer análises de curto prazo sobre a evolução deste mercado.

«Isso implicará obviamente a participação do setor a ní­vel regional e nacional, dos produtores e das empresas de laticí­nios. No próximo míªs apresentaremos mais detalhes sobre o funcionamento e a estrutura deste observatório», acrescentou.

Antes, Dacian Ciolos referiu que os mecanismos de apoio ao setor leiteiro precisam de ser utilizados com transparíªncia e que, para serem utilizados com eficácia, é necessário haver uma análise mais detalhada do contexto de mercado.

«Não podemos começar a resolver um problema seis meses depois de ele ter aparecido, precisamos de ter uma visão mensal ou trimestral do mercado. Com o fim das quotas precisamos de um novo sistema de dados para o setor do leite», defendeu.

O comissário da Agricultura sublinhou ainda que a nova estrutura de pagamentos diretos permite maior flexibilidade: «Os Estados-membros podem adaptar os pagamentos í  especificidade dos seus territórios e í  realidade do setor do leite. Existe também a possibilidade de acordar pagamentos associados ou ajudas reforçadas a zonas mais desfavorecidas».

Ciolos assinalou a existíªncia de um fundo de crise que pode ser utilizado pelos Estados-membros, referindo, contudo, que este deve ser utilizado da forma mais eficaz devido í s consequíªncias nos pagamentos diretos.

«Com estas ferramentas os paí­ses podem apoiar de forma complementar o setor leiteiro e as explorações mais frágeis de algumas regiões», sublinhou.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=682827&tm=6&layout=121&visual=49

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas