# Tuberculose: Laticí­nio bonifica propriedades com certificação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A iniciativa é um incentivo extra para combater a doença

Produtores de leite paranaenses ganharam um incentivo extra para combater a brucelose e a tuberculose. A iniciativa partiu do laticí­nio Qualitat, localizado no Paraná, que bonifica o produtor em 1% sobre o preço-base do litro de leite. Do total de 40 produtores que entregam leite para o laticí­nio, quase a metade já é certificada.

A adesão í  certificação é voluntária e fuciona como recurso auxiliar do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose.

A tuberculose bovina é uma doença infectocontagiosa causada pelo agente Mycobacterium bovis, que ataca inicialmente os linfonodos, pulmões e intestino dos animais e que se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem alojar-se em qualquer órgão.

A transmissão se dá por meio de contato e como os sintomas demoram a aparecer, normalmente um animal que entra infectado na propriedade transmite a doença para todo o plantel.

A prevenção é muito importante pois o rebanho afetado deve ser sacrificado e é o produtor quem arca com os prejuí­zos, já que o mesmo não tem direito í  indenização.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas