Tripanossomose provoca a morte de gado leiteiro em propriedades de MG

Doença, que também atinge cavalos, já causou a morte de 40 animais. Sintomas são fraqueza muscular, perda de peso, febre e redução de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Doença, que também atinge cavalos, já causou a morte de 40 animais.
Sintomas são fraqueza muscular, perda de peso, febre e redução de leite.
A tripanossomose preocupa os criadores de gado de Passos, no sul de Minas Gerais. A doença já causou a morte de 40 animais.

O produtor de leite Ricardo Beraldo tira cerca de mil litros de leite por dia. Ele tem 130 vacas e a primeira morreu há dois meses. “Fazia todo tipo de medicação. O animal só definhava, deitava. Depois, uma vez deitado, não tinha como recuperar. Era morte mesmo”, diz.

O produtor não sabia que se tratava da tripanossomose e cuidou dos animais doentes com soro e cálcio. Mas, 16 vacas leiteiras morreram. Beraldo teve um prejuízo de R$ 80 mil.

A doença tem esse nome por causa do parasita tripanossoma, que atinge a corrente sanguínea do animal causando fraqueza muscular, perda de peso, febre e diminuição do leite. Ela também atinge cavalos. Nesse caso, é conhecida popularmente como «mal das cadeiras».

O pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Elias Facuri Filho, acredita que a doença entrou na região através de algum animal contaminado. “Em outras regiões que a gente já acompanhou o problema, a história foi a entrada da doença na fazenda pela aquisição de animais portadores da doença. Não eram animais enfermos, mas eram portadores. E a disseminação dentro da fazenda se deu através do uso compartilhado de agulha e seringa”, diz.

A tripanossomose também é transmitida pela picada de moscas contaminadas. Além de Passos, foram confirmados casos da doença em Alpinópolis. Dos 49 animais contaminados, 40 morreram.

Pela primeira vez que a doença é registrada no sul de Minas. A tripanossomose é mais comum nos estados do Norte e na região do Pantanal Mato-grossense. O importante é identificar o animal contaminado e começar logo o tratamento para evitar que a doença se espalhe.

Sonora elias jorge facuri filho – pesquisador ufmg. Tc: 18:00 «A gente faz a aplicação nos animais doentes para tratar aqueles doentes e, com certeza, se você fez o diagnóstico e der de 10 a 15 animais doentes num rebanho de cem vacas, as outras devem estar contaminadas. Então, a gente acaba estendendo o tratamento para o restante do rebanho, mesmo não tendo a doença clínica”, explica Facuri Filho.

Para evitar prejuízos, Beraldo agora só usa material descartável em cada um dos seus animais.

O remédio é importado da França e custa em torno de R$ 250 o frasco, que dá para aplicar em 16 animais. A doença não é transmitida para o homem.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/09/tripanossomose-provoca-morte-de-gado-leiteiro-em-propriedades-de-mg.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas