#Temas do cotidiano do produtor rural estão na Dinapec 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A edição 2013 da Diní¢mica Agropecuária (Dinapec) – “O encontro da Embrapa com o produtor”, realizada em Campo Grande-MS, entre os dias 13 e 15 de março, na vitrine tecnológica da Embrapa Gado de Corte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desperta a atenção pelos números.

Este ano, são sete roteiros, divididos em 37 estações, possibilitando 50 diní¢micas, nas quais há a participação, direta ou indireta, de 26 instituições e 19 Unidades da Embrapa. De acordo com os organizadores é a maior presença de Centros de Pesquisa da Empresa, entidades parceiras e novidades no campo para o produtor e sua atividade agropecuária.

Os roteiros tecnológicos acontecem durante os tríªs dias de exposição e abrangem o dia-a-dia do produtor, em 32 hectares de área. Gratuitos, são feitos individualmente, em grupos organizados ou turmas agendadas. São eles: Sistemas Integrados – ILPF, ILP e agrossilvipastoril; Pastagens; Nutrição e manejo do rebanho; Produção leiteira; Boas Práticas e Tecnologias gerenciais; Melhoramento animal e reprodução; e Ovinos.

Em “Sistemas Integrados-ILPF, ILP e agrossilvipastoril” os assuntos abordados serão o consórcio milho + braquiária, a fixação biológica de nitrogíªnio; a ILP: milho/sorgo + pastagem; a economia aplicada ao sistema ILPF; o manejo do componente florestal em sistema ILPF; e os fundamentos técnicos para implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) com eucalipto.

No roteiro de “Pastagens”, o destaque começa pela régua para manejo de pastagens, recém-lançada pela Empresa e já í  venda; seguida pelos métodos de semeadura de Brachiaria brizantha e Panicum maximum; capim Tangola: gramí­nea forrageira recomendada para solos de baixa permeabilidade para recuperação e diversificação de pastagens; Sistema ILP – consórcio de milho safrinha com diversos tipos de forrageiras; manejo de pastagens em sistema rotacionado; e métodos de estabelecimento deBrachiaria humidicola: cultivares BRS Tupi, Comum e Lhanero (Dictyoneura).

Entre as tríªs áreas mais procuradas por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a “Nutrição e manejo do rebanho” é um itinerário que trará a suplementação de bezerros do tipo “creep-feeding”: como, quando e porque utilizar?; o Software Invernada; o controle parasitário de bovinos de corte; o controle estratégico de carrapatos; a redução do impacto ambiental e aumento da rentabilidade da produção de carne pela nutrição animal; as normas de manejo nutricional do confinamento de bovinos de corte; e o controle de verminoses no cocho.

A “Produção leiteira” chega í  Dinapec com a casinha tropical de bezerros; a produção de feno com secador solar; o gerenciamento de propriedades leiteiras/Kit Embrapa de Ordenha; a produção intensiva de leite a pasto; e os atendimentos ao visitante da Agíªncia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) do Estado de Mato Grosso do Sul e da Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

“Boas Práticas e Tecnologias Gerenciais” terão especialistas apresentando a pecuária de precisão; a identificação eletrí´nica de peixes, as Boas Práticas Agropecuárias – bovinos de corte (BPA), as Boas Práticas de Fabricação (BPF), o Sistema de análise espacial para tomada de decisão estratégica na cadeia produtiva da carne (SAEBOV), o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL); o Software CORIU/Tribí´metro/Controle do caruncho no bambu; e o suporte técnico da FOA Agronegócios.

Programa Geneplus, ferramentas de seleção, raças taurinas adaptadas e cruzamentos e reprodução animal – programando a estação de monta estarão no roteiro “Melhoramento animal e reprodução”. No 7º itinerário, “Ovinos”, há o sistema de produção no Cerrado; o melhoramento genético; o ovino pantaneiro; o confinamento de cordeiros e o controle de parasitos.

O catálogo de tecnologias do evento descreve cada percurso e diní¢micas, assim como, a programação. Checá-lo com antecedíªncia facilita a visita í  Dinapec. O catálogo está disponí­vel na internet, http://cloud.cnpgc.embrapa.br/dinapec2013/. Na Diní¢mica, monitores acompanham os visitantes e com o tempo total de 40 minutos para cada roteiro, há espaço para palestra, ministrada por pesquisadores, e tira-dúvidas.

“Até o momento, há grupos fechados da Escola Agrí­cola de Ivinhema-MS, acadíªmicos de Ciíªncias Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Uniderp-Anhanguera e sete caravanas de produtores de leite do interior de Mato Grosso do Sul, organizados pelo Sebrae/MS. As inscrições acontecem a partir das 07h30, com saí­da í s 8 horas”, esclarece o zootecnista da Embrapa, Haroldo Pires de Queiroz, coordenador dos roteiros tecnológicos.

Novidades – Entre as novidades deste ano, a equipe de Transferíªncia de Tecnologia da Empresa sublinha a economia aplicada a sistema de ILPF; o hí­brido BRS Ponta Negra, variedade de sorgo forrageiro; a régua de manejo; o protótipo intensivão braquiária+panicum com pasto o ano inteiro; a redução do impacto ambiental e aumento da rentabilidade da produção de carne pela nutrição animal; a identificação eletrí´nica de peixes; o software CORIU para classificação automática de defeitos em couros bovinos; a estação de monta programada; a produção de feno com secador solar; e os cães de pastoreio, border collies, para ovinocultura. “São as últimas tecnologias geradas pela Embrapa e seus parceiros”, arremata Haroldo.

Cursos – Pela primeira vez, os minicursos serão oferecidos pelo Sistema Famasul/Senar de Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira, 14, é dia de “Gestão de resí­duos na propriedade rural” e “Licenciamento ambiental na propriedade rural”, e na sexta-feira, 15, “Manejo racional de bovinos para abate” e “Produzindo leite com qualidade”. Inscrições on-line no portal da feira no valor de R$ 30,00 reais. Pelo correio eletrí´nico, cnpgc.dinapec@embrapa.br, pode-se obter mais informações.
http://www.agorams.com.br/jornal/2013/03/temas-do-cotidiano-do-produtor-rural-estao-na-dinapec-2013/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas