#Tecnologia que faz crescer a produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Alternativas para alimentação do rebanho fazem sí­tio de Carmo, na Serra, dobrar produtividade em perí­odos de seca

Rio -  A redução da oferta de pastagem de qualidade nos perí­odos de seca limita a produção de leite e carne. Nessas épocas, o produtor precisa buscar alternativas para garantir a alimentação do rebanho e a produtividade. Esse é o caso do Sí­tio Bom Jardim, no Municí­pio do Carmo, na Região Serrana, que, com o auxí­lio de tecnologia recomendada pela pesquisa agropecuária, está conseguindo manter os mesmos í­ndices de produção o ano todo.
Animais se alimentam com a cana forrageira, variedade que dobra produção de leite em tempos de seca | Foto: Divulgação
Animais se alimentam com a cana forrageira, variedade que dobra produção de leite em tempos de seca | Foto: Divulgação

Primeira propriedade a obter certificação sanitária livre de brucelose e tuberculose no território fluminense, o sí­tio adotou o plantio de cana forrageira, que é oferecida aos animais misturada com ureia. A iniciativa partiu da Pesagro-Rio como bí´nus pelo fato de a unidade ter aderido ao projeto de certificação desenvolvido pela empresa.

VARIEDADE MAIS ADEQUADA

A escolha de variedade mais adequada í s condições locais é fundamental para o alcance dos resultados. Em trabalho com o produtor e a Secretaria de Agricultura do Carmo, pesquisadores da Pesagro-Rio concluí­ram ser a variedade RB739735 a mais recomendada, por sua melhor adaptação em áreas acidentadas da Região Serrana, embora a maior parte dos produtores locais utilizem a variedade ‘sempre verde’, menos vantajosa para a produção.

“Enquanto a ‘sempre verde’ apresenta mais folha e palha, a RB739735 contém mais açúcar e caldo. í‰ o que o animal quer e precisa. Como consequíªncia, come mais e produz mais, influindo diretamente na qualidade e quantidade de leite e carne”, comparou o pesquisador da Pesagro-Rio, Arivaldo Ribeiro Viana. A troca de uma variedade pela outra pode significar uma produção dobrada na época de seca.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-no-estado/tecnologia-que-faz-crescer-a-produ%C3%A7%C3%A3o-1.480646

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas