Tecnologia na produção de leite é tema de debate na Expointer

O aumento da escala de produção é apontado como um ponto fundamental para o futuro dos pequenos produtores de leite, que no Rio Grande do Sul estão em grande parte na atividade.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O aumento da escala de produção é apontado como um ponto fundamental para o futuro dos pequenos produtores de leite, que no Rio Grande do Sul estão em grande parte na atividade. Conforme dados da Emater, 45% dos produtores entregam até 100 litros por dia, e 23% até 50 litros. A incorporação de tecnologia é considerada uma alternativa para reverter esse quadro. O tema foi discutido nesta quarta-feira, na segunda edição do ciclo Debates Correio Rural, promovido na Casa do Correio do Povo/Grupo Record/RS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, destacou que o consumo per capita de leite no país é de 54 litros por ano. Porém, quando se leva em conta os derivados, o consumo sobe para 178 litros. Mesmo assim, o índice está distante do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 220 litros por ano – o que demonstra um grande potencial para crescimento do consumo. “Se crescessemos 20 litros por pessoa ao ano, seja fluido ou nos produtos derivados, isso representaria 4 bilhões de litros, que é quase a produção do Rio Grande do Sul”, observou.

Para o assistente técnico da Emater Jaime Ries, os números demonstram que a cadeia do leite possui uma importância não apenas econômica, mas social. No Rio Grande do Sul, 84 mil produtores de leite estão vinculados à indústria. Os pequenos produtores, com até 100 litros/dia, representam cerca de 12% do volume recebido pela indústria. “Hoje temos esse desafio de qualificar a produção, melhorar a qualidade, melhorar a escala de produção, mas trabalhando a atividade leiteira da forma mais inclusive possível”, afirma. Uma das questões a serem trabalhadas é como motivar esses pequenos produtores para atingir uma produção maior com qualidade, frente a um cenário de dificuldades na sucessão. “A atividade do leite é penosa, requer muito esforço”, avalia.

O diretor de relações institucionais da Braskem, João Ruy Freira, destacou que a cadeia do leite é longa e inclui diversos elos, incluindo aquelas que oferecem tecnologia com o objetivo de qualificar a produção e a produtividade. Uma das alternativas de tecnologia que podem ser aplicadas à atividade é o filme técnico para embalagens de pré-secados. Segundo o diretor industrial da Extraplast, Rodrigo Gerling, trata-se de um filme que é aplicado para utilizar na substituição do feno como alimento para o gado. “A expansão das lavouras tem feito reduzir a área para plantio de pasto, isso está acontecendo bastante no mercado”, justifica Gerling. Ao mesmo tempo, há a necessidade de aumentar a quantidade de animais nas propriedades. “Esse produto é um facilitador para atender a essa quantidade de alimento que vai precisar na propriedade para o gado”, descreve.

No ramo de embalagens flexíveis para leite, a Erplasti, de Montenegro, trabalha com a produção de filmes flexíveis de empacotamento. Segundo o presidente da empresa, Valdir Erthal, a maior parte da produção é distribuída no Paraná, porém a empresa também conta com clientes no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

A tecnologia de embalagens flexíveis vem ajudando a transformar a forma como o leite é consumido. A Plastrela, de Estrela, conquistou mercado produzindo filmes de sachê de pouche, no formato UHT, que permite conservar o produto até 120 dias fora da geladeira. ‘“No passado se utilizava muito a embalagem ‘barriga mole’, que ficava refrigerada com validade de sete a dez dias”, lembra o supervisor de vendas, Luciano Puccinelli. Esse produto, segundo ele, caiu um pouco em desuso a partir do momento em que o consumidor resolveu procurar um produto com maior praticidade. “Com isso buscamos fora do mercado brasileiro uma tecnologia que concorresse com as embalagens acartonadas”, explicou. O produto, segudo Puccinelli, tem um custo até 50% menor, “deixando assim uma margem melhor para a indústria, podendo até remunerar melhor o produtor”.

O coordenador da Câmara Setorial do Leite da Secretaria de Agricultura, Danilo Gomes, destacou que o leite tem virado um vilão, assim como foi, durante uma época, o ovo e a carne suína. “Existem restrições médicas, sim, mas elas tem que ser trabalhadas com cuidado. Temos que fazer uma interação muito grande com os profissionais da saúde”, observa.

O presidente da Comissão do Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, destacou que a necessidade de ampliar o portfólio de produtos da cadeia do leite. Outro ponto abordado por ele foi a dificuldade de que as propriedades que produzem até 100 litros por dia consigam se manter. “Não adianta tirar um leite maravilhoso, com a sanidade total da vaca e não fazer o frio adequado. Começa aí o processo de qualidade.”

Para a analista técnica do Senar Márcia de Azevedo Rodrigues, além da questão da mão de obra, a falta de genética do rebanho também preocupa. “Às vezes são rebanhos mistos, com vacas que produzem muito pouco, e com o produtor sem conhecimento de como criar uma boa terneira e melhorar a qualidade do leite sem precisar aumentar o rebanho”, salienta.

Fonte: Correio do Povo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas