#Subleite aprova Polí­tica Nacional do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Relatório foi aprovado por unanimidade e deverá passar por avaliação da CRA
Mí´nica Costa
A subcomissão da cadeia produtiva do leite (Subleite) da Cí¢mara Federal aprovou nesta quarta feira, 3, o relatório que propõe a criação da Polí­tica Nacional do Leite. O documento reúne as principais reivindicações do setor e foi compilado em novembro de 2012 em Brasí­lia, durante a Conferíªncia Nacional do Leite, após dois anos de debates em vários estados brasileiros.
Responsável pelo texto, o atual presidente da Subleite, deputado federal Alceu Moreira, afirmou que o objetivo do relatório é a implantação de um marco regulatório do leite através de polí­ticas permanentes para o setor.

Entre os pontos abordados no documento estão a priorização de questões de capacitação, pagamento por qualidade, fiscalização e eficiíªncia dos laboratórios, a manutenção de recursos para infraestrutura, a ampliação das polí­ticas de apoio í  comercialização e aquisição de alimentos, além da criação de um sistema unificado de dados e da utilização dos créditos do PIS/COFINS.

«Quem entra no setor precisa de pelo menos 20 anos para se estabelecer. Para produzir uma matriz de boa qualidade genética vai necessitar de pelo menos seis anos. Esse produtor não pode pairar sob um gráfico vulnerável, onde um dia o preço do leite é bom e no outro dá prejuí­zo», justificou o deputado.

O relatório, que deve ser apreciado na próxima semana pela comissão de Agricultura, será desmembrado em 15 projetos de lei – que serão enviados para a comissão de Constituição e Justiça – e 93 indicações ao executivo – que serão entregues aos ministérios e órgãos competentes, como Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Fazenda, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Embrapa.
Fonte: Portal DBO com informações A.I Subleite
http://www.portaldbo.com.br/novoportal/Site/Conteudo/Noticias/6365,,Subleite+aprova+Politica+Nacional+do+Leite.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas