#Subcomissão permanente da Cí¢mara vai acompanhar fusões no agronegócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com a decisão, os parlamentares intensificam o acompanhamento do movimento de consolidação de empresas no ramo agropecuário

A Comissão de Agricultura da Cí¢mara dos Deputados decidiu nesta quarta, dia 10, criar uma subcomissão permanente para acompanhar as fusões de empresas e evitar a formação de cartéis no setor agropecuário. Com a decisão, os parlamentares intensificam o acompanhamento do movimento de consolidação de empresas no ramo agropecuário.

Os deputados já haviam criado uma subcomissão para analisar as fusões da Marfrig/Seara, Sadia/Perdigão, JBS/Marfrig e Citrosuco/Citrovita. Nesta quarta, os deputados aprovaram o relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM/TRS) sobre a compra da Seara pela Marfrig.

No texto, o deputado Lorenzoni concluiu que a compra da Seara pela Marfrig foi salutar tanto para os criadores como para os consumidores, «pois trouxe um novo player para o mercado de carne suí­na, onde a hegemonia era da BRF Foods», mas observa que houve concentração em algumas praças, principalmente no Rio Grande do Sul.

Segundo Lorenzoni, a partir do arrendamento do frigorí­fico Mercosul, a Marfrig passou a deter até 60% do mercado em algumas regiões do Rio Grande do Sul, o que reduz o poder de negociação dos criadores.

– Os grandes frigorí­ficos decidem quanto, como e quando vão comprar e pagar – diz o deputado, que critica o apoio oficial dado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econí´mico e Social (BNDES) aos grandes grupos econí´micos e cobra incentivo í s pequenas e médias empresas do setor de carnes.

Leite

Os deputados também aprovaram o relatório do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) sobre os trabalhos da subcomissão permanente destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas para o setor leiteiro. O relatório aprovado resultou em 15 projetos de lei que serão apresentados na Cí¢mara dos Deputados e outras 93 recomendações aos governos federal e estaduais.

No relatório, o deputado propõe prioridades para programas de capacitação, pagamento por qualidade, investimentos em infraestrutura e logí­stica, ampliação das polí­ticas de apoio í  comercialização, além da criação de um sistema unificado de dados e da utilização dos créditos do PIS/COFINS.

Outro assunto relacionado ao setor leiteiro discutido nesta quarta pelos deputados foi a realização de audiíªncia pública para esclarecer as circunstí¢ncias do fechamento das unidades da empresa Lácteos Brasil (LBR) nos municí­pios de Gaurama, Tapejara e Fazenda Vilanova (RS), São José do Cedro (SC) e Muriaé (RJ). Os deputados aprovaram um requerimento de autoria de Onyx Lorenzoni para que a LBR preste esclarecimento sobre demissões de funcionários e as condições para pagamento de dí­vidas junto ao BNDES, trabalhadores e produtores de leite.

– O pecuarista, por ser fornecedor, vai para o final da fila dos credores – diz Lorenzoni.

A comissão também aprovou um requerimento de autoria do deputado Beto Faro (PT-PA) para convocação dos ministros da Agricultura, Antí´nio Andrade (PMDB-MG), e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), para realizar um balanço de 10 anos da execução dos Planos Safra da agricultura empresarial e familiar. Faro também propí´s que a Comissão da Agricultura da Cí¢mara dos Deputados tenha um representante no recém-criado Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), que é responsável pelas decisões relacionadas í  formação de estoques e escoamento da produção.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=155883

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas