#SP: torneios leiteiros começam na Expo Rio Preto 2012

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A grade de torneio leiteiro da Expo Rio Preto 2012 começaram ontem (09) com a disputa da raça Gir Leiteiro. Amanhã, será entre Holandes e Girolando. Os torneios, que são organizados por suas devidas Associações de criadores, vão de 9 a 13 de outubro, no Recinto Alberto Bertelli Lucatto. O torneio de Holandes e Girolando, vai acontecer no «Pavilhão Abelha Gigante» de 10 a 13, já o dos Gir Leiteiros vão acontecer «Pavilhão de Ordenho», de 9 a 12.

Com destaque para a vaca Dengosa Wildman Tannus, que foi vencedora no torneio realizado em Uberaba ao totalizar 93,720 kg, 10 kg a mais da média de outras campeãs. O evento faz parte da Expo Rio Preto, que também vai contar com julgamento das mesmas raças. O Holandes terá julgamento no dia 12 de outubro, a da raça Girolando vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de outubro e os Gir Leiteiros vão ser julgados nos dias 11 e 12.

Segundo o Fausto Cerqueira, diretor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a expectativa é grande, já que contará com animais de alto ní­vel. «í‰ tradição na Expo Rio Preto a competição ser sempre acirrada. A grande vencedora sai sempre na última ordenha», afirmou.

Entenda o Torneio
Os animais que disputam o Torneio Leiteiro são ordenhados no total em 10 oportunidades nos quatro dias de torneio. São realizadas diariamente tríªs ordenhas, nos horários das 6 h, 14 h e 22 h. No primeiro dia, o torneio inicia-se ás 14h e se encerra ás 14h do último dia, nestes dois dias, serão realizadas apenas duas ordenhas, que somadas ás tríªs realizadas nos restantes dos dias. Porém, a ordenha que render mais leite é descartada e apenas as nove que sobram são levadas em conta. O vencedor é o animal que tiver alcançado o maior peso nestas nove ordenhas.

De acordo com Fábio de Carvalho, técnico responsável pela pesagem, todo o processo é realizado em balanças digitais de tríªs dí­gitos de alta sensibilidade. Só é permitida a participação de animais registrados pelas devidas associações, garantindo a qualidade do leite e dos próprios animais.

Fonte: Expo Rio Preto 2012

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas