#SP: Batavo e Castrolanda vão construir fábrica de leite em São Paulo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Castrolanda e a Batavo vão investir R$ 120 milhões para construir a primeira unidade de beneficiamento de leite (UBL) das cooperativas fora do Paraná. Com a marca Colí´nia Holandesa, elas lançaram na última segunda-feira (25), a pedra fundamental do projeto em Itapetininga, que recebeu assessoria da Investe São Paulo, agíªncia vinculada í  secretaria estadual de Desenvolvimento Econí´mico, Ciíªncia e Tecnologia.

De acordo com o IBGE, São Paulo produziu, em 2010, 1,605 bilhão de litros de leite. A nova planta começa fabricando 500 mil litros por dia, mas, em plena produção, esse número pode chegar a um milhão – aumentando a produção do Estado em 22,5% (cerca de 360 milhões a mais). A operação deve gerar cerca de 250 empregos diretos e outros 1.260 indiretos.

Apoio ao cooperativismo
«A constituição brasileira coloca de maneira muito clara que devemos apoiar e estimular o associativismo e o cooperativismo. Elas estão entre as maneiras mais justas de desenvolvimento, irrigando a economia e distribuindo renda. Itapetininga recebe hoje duas das maiores cooperativas do Paí­s, siní´nimos de excelíªncia no trabalho», disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Cerca de 60% do investimento será feito pela Castrolanda e 40% pela Batavo, ambas cooperativas agroindustriais. O governador também ressaltou que o terreno da fábrica, que tem cerca de 630 mil m², está localizado em uma região estratégica, com fácil acesso para o Paraná e o interior do Estado pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares.

Produção em 2014
«Atendemos as duas coorporativas desde outubro, ajudando-as a obter as licenças ambientais. Agora, estamos assessorando na parte tributária e na infraestrutura necessária, como acesso rodoviário e energia», explicou o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida. Durante o evento de lançamento da pedra fundamental, a agíªncia assinou um memorando de entendimentos com as cooperativas, em que elas se comprometem a realizar o investimento e a Investe SP dará todo o suporte necessário para que a fábrica possa começar a produzir no iní­cio de 2014.

Tecnologia de ponta
«í‰ uma fábrica de alta tecnologia no setor de leite, desenvolvendo essa cadeia produtiva não só em Itapetininga como também nos municí­pios vizinhos», disse o prefeito da cidade, Luis de Fiori. «Sabemos que São Paulo tem o maior mercado consumidor do Paí­s. Por isso, tomamos a decisão de estar perto desse público e investir aqui», explicou o diretor-presidente da Castrolanda, Franz Borg. O diretor-presidente da Batavo, Renato Greidanus, também demonstrou entusiasmo nos planos de ampliação das cooperativas fora do Paraná: «São Paulo recebe muito bem as pessoas que querem investir e empreender no Estado», explicou.

Geração de emprego
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econí´mico, Ciíªncia e Tecnologia em exercí­cio, Luiz Carlos Quadrelli, a nova planta aquecerá ainda mais a economia do Estado e da região. «Ela contribuirá para a geração de emprego e renda, além de estimular o crescimento do agronegócio e da atividade industrial, que estão entre as vocações do municí­pio», completa.

As operações da nova fábrica serão realizadas em tríªs fases. Depois de ampliar a produção de leite longa vida, serão feitos também leites especiais. Na terceira fase, sucos e néctares; e, em um estágio mais avançado, iogurtes. A produção é destinada tanto para o consumidor direto quanto para industriais, estimulando toda a cadeia produtiva de leite na região.

Parceria
As cooperativas Castrolanda e Batavo iniciaram a parceria intercooperativas em 2011, quando foi inaugurada a indústria de leite da Batavo em Ponta Grossa, no Paraná, com a marca Frí­sia. Desde então, as duas indústrias de leite, Frí­sia e UBL Castrolanda, passaram a atuar juntas no mercado de lácteos, com força estratégica para adaptar-se não somente í s novas exigíªncias dos consumidores e necessidades especí­ficas nutricionais do produto, mas também aos aspectos relacionados í  conveniíªncia. Atualmente, as duas unidades de leite possuem capacidade total de beneficiamento de dois milhões de litros de leite ao dia, nas duas plantas localizadas em Ponta Grossa e Castro.

Com tecnologia similar para os processos produtivos, as unidades produzem leites UHT, creme de leite UHT, leite concentrado, leite condensado e bebidas lácteas. O faturamento anual do negócio leite atingiu cerca de 700 milhões de reais em 2012.

Sobre a Castrolanda
A Castrolanda está estrategicamente localizada na região Centro-Sul do Paraná, bacia leiteira mais importante do estado. Servidos por uma ótima rede viária, a Cooperativa está apenas 156 km de Curitiba e 257 km do Porto de Paranaguá. Seus produtores tíªm forte vocação para a produção agropecuária, investem muito em tecnologia e gestão agropecuária, objetivando a melhoria de produtividade e a administração dos seus negócios. A empresa opera com cerca de 60 players entre clientes, fornecedores e parceiros da cadeia do leite, grãos, insumos agropecuários e de processadoras de carnes.

Sobre a Batavo Cooperativa Agroindustrial
Criada em 1925, por sete sócios de origem holandesa, a Batavo Cooperativa Agroindustrial atua no mercado do agronegócio há mais de 87 anos. Possui sede no municí­pio de Carambeí­, atuando em mais de trinta municí­pios do Estado, com entrepostos em Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares, Imbituva e Imbaú.

A empresa presta serviços de assessoria técnica agropecuária nas propriedades rurais. Na área comercial, busca a melhor oportunidade de mercado para a venda da produção de seus cooperados, comercializando commodities agrí­colas como soja, milho e trigo. Na área pecuária, favorece a ampliação das estruturas e aumento do plantel, além de um sistema de rastreabilidade que garante a qualidade da produção, com médias comparadas internacionalmente

Sobre a Investe São Paulo
A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado, além de estimular a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agíªncia, vinculada í  Secretaria de Desenvolvimento Econí´mico, Ciíªncia e Tecnologia fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios, disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br

Fonte: Ocepar

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas