#Sí­tio na Zona da Mata mineira vira modelo do programa Minas Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entre eles está o produtor familiar Paulo Sérgio Guerra, do municí­pio de Senador Cortes, Zona da Mata mineira, que depois de aderir o Minas Leite, viu o Sí­tio Guaraná se tornar referíªncia para os produtores da região.

Entre as mudanças efetivadas no sí­tio, o destaque é o reaproveitamento do espaço. «Ele pegou o pasto e fez uma divisão simples, aproveitando a capineira, de uma maneira bem econí´mica e com pouco gasto», informa o coordenador da Emater-MG, Antí´nio Domingues. Para promover as mudanças sugeridas pelo programa, o produtor teve pouco gasto mas está contabilizando lucros.

«O agricultor está lucrando mais depois do Minas Leite. Comprou tanque de armazenamento para o produto não perder a qualidade e segue religiosamente os passos da produção de leite de qualidade, orientados pela Emater-MG». Além disso, segundo informa o coordenador regional, ele trabalha com inseminação artificial.

De acordo com Antí´nio Domingues, o Sí­tio Guaraná virou modelo do Minas Leite. Técnicos das cidades da Zona da Mata costumam levar produtores rurais até a propriedade de Paulo Guerra para estimulá-los a seguir as instruções do programa. O objetivo é aumentar a renda familiar dos produtores através de mudanças de baixo custo.

Cuidados básicos para produzir leite de qualidade

O coordenador estadual de bovinocultura da Emater-MG, Feliciano Oliveira, ressalta que a qualidade do leite pode significar um diferencial para o produtor em termos de ganho, pois produzindo o que o mercado exige, ele lucra mais. Além disso, outro ponto importante nesta produção é a saúde pública.

Para produzir leite de qualidade exigido pelo mercado consumidor é preciso tomar alguns cuidados, ou seguir um ritual de produção que tem dado certo, através do acompanhamento da Emater-MG. «O produtor deve observar as seguintes condições dentro da fazenda: saúde do animal, limpeza e higiene das instalações, equipamentos e utensí­lios de limpeza, passando pela postura do ordenhador, que deve observar sua higiene pessoal e também a do animal, principalmente as tetas. Se a ordenhação for mecí¢nica, deve-se observar a higiene do equipamento.»

Conforme explica Feliciano Oliveira, o cuidado com o animal começa em sua condução até a ordenha, que necessita ser a mais tranquila possí­vel. Já o ato da ordenha, deve ser completo e ininterrupto. Depois de obter o leite, é necessário que ele seja levado imediatamente ao tanque de resfriamento para obter a temperatura de 4ºC, nas próximas tríªs horas, ainda dentro da propriedade.

Segundo o coordenador de bovinocultura, a qualidade do leite pode ser prejudicada no transporte ao laticí­nio, por isso nesta hora é aconselhável redobrar os cuidados, para não correr risco de perder o processo desenvolvido anteriormente. «A coleta e o transporte do leite até o laticí­nio são pontos de risco, tanto pelo produtor como pela própria indústria que compra o leite, porque o magote, que faz a coleta do tanque para o caminhão, pode comprometer a qualidade se não estiver higienizado».

Feliciano Oliveira informa que o Minas Leite caminha em tríªs linhas de ação: gestão de atividade, boas práticas de produção e qualidade do produto. Na gestão de atividade o produtor é orientado a fazer registros e anotações que irá direcioná-lo a saber o que gasta e o que recebe, levando-o a um equilí­brio entre produção e rentabilidade.

Já nas boas práticas de produção o técnico da Emater-MG dá instruções técnicas para melhorar a qualidade do produto e, por fim, no processo de venda, se a qualidade for boa, o produtor pode lucrar mais, recebendo bonificação do laticí­nio. Se o produtor seguir este direcionamento, terá sucesso em sua produção, aumentando seu lucro.

Fonte: Agíªncia Minas
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=272750&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas