#Simpósio de Queijos Artesanais em Porto Alegre está com inscrições abertas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Atualmente 323 mil pessoas de todo Brasil atuam na produção do queijo artesanal

 

 

Novo Hamburgo – Estão abertas as inscrições para o II Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que será realizado de 5 a 7 de novembro, no Hotel Ritter, em Porto Alegre com promoção das secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Emater/RS-Ascar, e demais parceiros.

 

As inscrições, tanto de trabalhos como de ouvintes, devem ser feitas no hotsite do evento que está disponível no site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br). As inscrições são gratuitas e estão abertas para o público em geral.

 

O evento deverá reunir mais de 400 pessoas para apresentar, divulgar e valorizar os queijos artesanais brasileiros; discutir a legislação brasileira referente à fabricação de queijos e propor adequações que contemplem a produção artesanal; conhecer e divulgar estratégias de fortalecimento da identidade dos queijos artesanais brasileiros, através de certificações e registros; propiciar espaço para debate, entre produtores, técnicos e demais interessados nos queijos artesanais brasileiros; e contribuir para a construção de políticas de apoio à produção artesanal de queijos de leite cru em nível de país.

 

Já são presenças confirmadas, entre outras, do mestre queijeiro Fernando Oliveira, de São Paulo, que participa do painel «O que explica a diversidade dos queijos artesanais», do chef de cozinha Bruno Cabral, que fará a palestra «Porque os queijos artesanais brasileiros são especiais», e de Rosangela Pezza Cintrão, que irá abordar a diversidade dos queijos artesanais no Brasil.

 

Queijos Artesanais do Brasil

 

No Brasil, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, aproximadamente 80.825 estabelecimentos rurais, na maioria da agricultura familiar, processam leite de forma artesanal para a produção de queijos. Essa produção gera oportunidades de emprego e renda no meio rural, envolvendo cerca de 323.000 pessoas.

 

Além da sua importância socioeconômica, a fabricação desses produtos, representa uma valiosa expressão da cultura brasileira. O seu modo de saber-fazer vem sendo transmitido, de geração para geração, com poucas alterações.

 

Boa parte deste queijo é fabricada com leite cru, o que faz a diferença do produto. Segundo os organizadores, este é um produto muito valorizado na Europa, mas no Brasil até pouco tempo não havia preocupação para com a atividade. No inicio dos anos 2000, Minas Gerais começou um trabalho de qualificação do produto, o que vem sendo seguido por outros Estados.

Uma das preocupações dos envolvidos no processo é sempre no sentido de preservar a técnica com qualidade. Em 2011, ocorreu o primeiro Simpósio em Fortaleza. O Ministério da Agricultura criou um grupo para discutir e propor avanços na legislação sanitária contemplando a produção dos queijos artesanais.

 

Em Bom Jesus e Ausentes, no Rio Grande do Sul, existe o trabalho da Aprocampos, primeira associação de produtores de Queijo Serrano, que conta com 46 famílias associadas. Essas famílias estão cadastradas no Programa da Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e recebem assistência técnica e formação continuada da Emater/RS-Ascar.

 

 

 

 

http://www.diariodecanoas.com.br/cotidiano/478363/simposio-de-queijos-artesanais-em-porto-alegre-esta-com-inscricoes-abertas.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas