#Setor de leite é contra intenção da Fazenda de zerar TEC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os parlamentares da Subcomissão do Leite (Subleite) da Cí¢mara dos Deputados, acompanhados de representantes do setor leiteiro, se reuniram na manhã desta terça-feira com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, para se posicionar contra a isenção da Tarifa Externa de Comércio Exterior (TEC) na importação de produtos lácteos. A medida é estudada pelo governo para conter o impacto da alta de preços na inflação.

Na opinião do presidente da Subleite, deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), o fim da taxação do leite importado seria apenas um paliativo para conter a inflação e provocaria uma séria crise para os produtores, «visto que o preço do leite está um pouco acima da média em virtude do perí­odo de entressafra, o que ocorre sistematicamente de ano a ano».

No encontro com o secretário, os representantes do setor reforçaram o pedido de isenção da incidíªncia da taxação de PIS/Cofins sobre as rações destinadas í  pecuária leiteira. Alceu Moreira lembra que no ano passado propí´s a isenção por meio de projeto de lei. «A ração concentrada e os suplementos correspondem a um custo ao produtor de R$ 0,05 por litro. Setores como suinocultura e avicultura estão isentos há mais de um ano.»

Alceu Moreira propí´s a criação de um grupo técnico no Ministério da Fazenda para discutir com os atacadistas a questão da margem de lucro, estimada em 40%. Ele disse que a margem é «considerada demasiada em comparação com outros segmentos», pois indústrias e produtores recebem 30% cada. «O governo tem instrumentos para regular o preço do leite sem onerar o produtor», afirmou o deputado.

Fonte: Estadão Conteúdo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas