#SENAR/SC contribui para a profissionalização das famí­lias rurais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
“Aprender a fazer fazendo”. Com este princí­pio metodológico o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) estimula a aprendizagem de maneira harmí´nica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive. No míªs de junho a entidade disponibiliza 427 treinamentos gratuitos em todo o território catarinense. A meta é beneficiar 6.832 produtores rurais do estado.

 
Entre os treinamentos oferecidos no norte do estado estão as de rédeas em Campo Alegre, cortes, assados e empanados de frangos em Corupá, produção caseira de pães em Canoinhas, primeiros socorros em Irineópolis, jardineiro em Monte Castelo, tricí´ em Papanduva, confeitaria em São Bento do Sul e bordado com patchcolagem em Tríªs Barras.
No Vale do Itajaí­ o treinamento de manejo de colméia reunirá os produtores de Rodeio, de produção caseira de biscoitos de Benedito Novo, de implantação de pomar em Imbuia, de conservas de hortaliças e temperos em Chapadão do Lageado, beneficiamento e conservação de pescado em Rio do Oeste e aproveitamento integral de alimentos em Lontras.
Na região sul ocorrem os cursos de tecelagem em Balneário Gaivota, de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Paulo Lopes, de produção de frangos e ovos caipiras em Governador Celso Ramos, de conservas de frutas em Florianópolis, de cultivo hidropí´nico de hortaliças em Imaruí­ e de cestaria em palha de milho em Cocal do Sul.
Na serra catarinense estão previstas as capacitações de piscicultura em Anita Garibaldi, de pintura em tecido em Bom Jardim da Serra, de iniciação í  informática em Palmeira e de cultivo de plantas medicinais em São Cristóvão do Sul.
A região do meio oeste contará com os cursos de pintura em emborrachado em Salto Veloso, de olericultura básica em Catanduvas, de fruticultura em Vargem Bonita, de tratamento de madeira em Lebon Régis. No oeste, entre os treinamentos estão os de qualidade do leite em Nova Itaberaba, de artesanato em couro em Cordilheira Alta, de produção caseira de biscoitos em Chapecó, e comercialização na propriedade rural em Seara.
Entre os cursos que serão desenvolvidos no extremo oeste estão o de bordado em chinelos em Campo Eríª, de olericultura básica em Itapiranga, de confecção de bermuda, saia e calça em Mondaí­, bordado ponto cheio em São Carlos e bordado trançado com fita em Sul Brasil.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do SENAR/SC (www.senar.com.br), que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do Municí­pio. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.
De acordo com o superintendente Gilmar Zanluchi, a missão da entidade é desenvolver ações de formação profissional rural (FPR) e atividades de promoção social (PS), contribuindo para profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercí­cio da cidadania.
As ações na linha da FPR envolvem atividades de agricultura, aquicultura, apoio agrossilvipastoril, relativas í  prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Os treinamentos tíªm por objetivo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercí­cio de uma ocupação, de modo a aumentar a eficiíªncia do desempenho profissional de trabalhadores rurais.
Na linha de PS, as atividades possuem caráter educativo e preventivo e visam o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais de trabalhadores e produtores rurais e de suas famí­lias, em uma perspectiva de maior qualidade de vida, consciíªncia crí­tica e participação na vida da comunidade. “São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida”, realça.
Assessoria de Comunicação do SENAR-SC

 
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=293275&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas