# Sem manejo de pastagem produção de leite cai 20% e situação pode piorar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Umuarama – A quebra de 20% na produção de leite da região, principalmente no perí­odo do inverno, revela a necessidade de maiores investimentos na conservação e preparação da pastagem por parte dos produtores. Segundo representantes de laticí­nios, a situação pode piorar nos próximos 15 dias, caso ocorra chuvas antes do pasto se recuperar das geadas ocorridas no iní­cio do míªs.
Segundo Vanderlei Tinti, do setor financeiro da Cooperativa de Produtores de Leite do Território Entre Rios (Coopeler), na cooperativa a queda na entrega de leite foi de 15%, o que está refletindo na entrega e no preço do produto final. Tinti ressaltou que, além das geadas, a quebra também é associação a falta de manutenção de pastagem e silagem. “Apenas 40% dos associados da Coopeler estão preparados para as adversidades climatológicas. O produtor precisa investir mais em pastagens e na silagem”, explicou.
Na propriedade de João Zubioli, mesmo com a adição de fécula de mandioca e suplementos, a quebra na produção foi de 30%. Com 12 vacas no pasto, Zubioli estava ordenhando 220 litros por dia no perí­odo do verão, hoje, no inverno, o volume caiu para 140 a 150 litros por dia. “O frio baixou bastante a pastagem e só a silagem não é suficiente para manter a produtividade”, informou o produtor que alimenta as vacas duas vezes por dia com fécula de mandioca, além da silagem.
Com pouco leite no mercado e o consumo aumentando devido ao tempo frio, os preços no varejo seguem o ritmo da lei da oferta e procura. Em alguns mercados de Umuarama o preço do leite longa vida ultrapassa o valor de R$ 2,50. “Os grandes laticí­nios estão importando leite em pó dos Estados Unidos”, revelou Tinti.
O técnico de campo, Marcelo Poubel, e o gerente, Ermenegildo Mori, ambos da Latco Laticí­nios, confirmam o aumento da procura de leite nos mercados nos meses de inverno e a dificuldade de aumentar a produção. “Esses fatores inflacionam o preço no varejo, mas também aumentam o preço pago ao produtor”, esclareceu.
Os representantes da Latco ressaltam que a empresa ainda não sentiu queda na entrega de leite, mas também não conseguiu aumentar a produção. “Devido í s geadas nossa produção continuou estável, mas caso chova nos próximo 20 dias, antes da pastagem se recuperar, esperamos uma queda de 15% na fabricação”, disse Poubel.

Exemplo de tecnologia
No último domingo o jornal Umuarama Ilustrado publicou a matéria do produtor de leite na região de Xambríª, a 23 quilí´metros de Umuarama, Elbe Antí´nio Vieira, de 53 anos, que encontrou na tecnologia de manejo uma saí­da para sua pastagem degradada. O pequeno agricultor faz parte dos estudos de produção intensa de pastagem da Incubadora de Empreendimentos Econí´micos e Solidários (IEES) da Universidade Estadual de Umuarama (UEM) – Campus de Umuarama.
Segundo dados dos setores agrí­colas municipais, Umuarama e região contam com 70% das pastagens degradadas devido ao longo tempo de uso do solo sem reposição de nutrientes. Vieira, proprietário de um sí­tio de cinco alqueires, era um dos produtores com esse problema, mas encontrou adubação, irrigação e semeadura da aveia a solução para sua forragem. “Antes do projeto produzia 70 litros de leite no verão e apenas 20 no inverno. Hoje estou ordenhando 140 litros no verão e 70 litros no inverno. Esse projeto é a salvação da lavoura. Pena que ainda não consegui ampliar, mas estou trabalhando para isso”, informou Vieria.

Desabafo do especialista
Segundo o Max Rickli coordenador do projeto da UEM, os produtores gastam de quatro a cinco horas do dia apenas cortando cana para alimentar o gado no perí­odo do inverno, devido í  pastagem degrada. Com a adubação, esse perí­odo de trabalho reduziria para meia hora por dia. “Com mais tempos livre o produtor poderia cuidar das finanças da propriedade, uma situação impossí­vel hoje. Eles também poderiam ler e estudar a respeito da sua produção, Porém hoje o produtor de gado e leite se transforma em um cortador de cana e sem rentabilidade.
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=45319&Not=Sem%20manejo%20de%20pastagem%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20leite%20cai%2020%%20e%20situa%C3%A7%C3%A3o%20pode%20piorar

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas