Seleção 2B lança programa de melhoramento

Programa seleciona fêmeas Gir Leiteiro com a melhor combinação de características leiteiras e eficiência reprodutiva
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A centenária Fazenda Cachoeira, base da grife de Gir Leiteiro 2B, de Ferros, MG, acaba de lançar o seu programa de melhoramento genético próprio programa de melhoramento genético. O PMG2B seleciona com a melhor combinação possível de características leiteiras, visando qualidade e eficiência reprodutiva. “É o primeiro programa de melhoramento genético direcionado para fêmeas, no Brasil, que tem como prioridade a avaliação genética de vacas e touros com maior capacidade de geração de lucros”, destaca o veterinário Adriano Bicalho.

O programa é acompanhado por Bicalho e também por Fábio Toral, professor do Departamento de Zootecnia da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A proposta segue com o seu intuito inicial, que é o de atender a uma nova demanda do mercado leiteiro, que busca comprovada superioridade genética de seus animais, garantindo uma intensa produção de leite com rendimento e qualidade.

Bicalho reforça também a importância de uma produção leiteira com maiores índices de sólidos e menos Contagem de Células Somáticas (CCS). Tema abordado, também pela Itambé, uma das parceiras do projeto.

“Os dados tiveram como base a produção de leite, percentuais de gordura e de proteína, CCS, idade ao primeiro parto, intervalo entre partos e eficiência alimentar (leite/peso). O material desenvolvido apresenta índices de seleção identificados das cinco melhores vacas do rebanho 2B”, destaca Toral.

Já são mais de 230 vacas com lactações avaliadas, 2500 controles de leite realizados, 1400 análises de composição do leite, 5000 pesagens corporais, 325 partos controlados e 2700 animais na matriz de parentesco.
Fonte: ABCZ

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas