#Secretário de Agricultura confirma que futuro está no campo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O secretário Evandro Padovani também apresentou um relato sobre a viagem a Belo horizonte (MG), na semana passada, a convite do presidente do Sebrae-Rondí´nia, Pedro Teixeira

Ressaltando a importí¢ncia do agronegócio na produção acentuada de leite e café, bem como, a exportação de carne para 31 paí­ses, a evolução na piscicultura e o aumento significativo nas culturas de soja e milho e as parcerias com os pequenos, médios e grandes produtores rurais, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, disse acreditar que a vocação do Estado de Rondí´nia para o progresso e desenvolvimento está no campo.

Ao participar do programa Campo e Lavoura, apresentado pelo jornalista, José Luiz Alves, na rádio Transamazí´nica, que foi ao ar das 5h í s 6h, no sábado (19), Padovani sustentou que as metas traçadas pelo governador Confúcio Moura incentivando a agricultura familiar e as parcerias entre os demais setores produtivos no campo estão sendo implementadas.

Ele citou como exemplo positivo a importí¢ncia das parcerias com o Sebrae, Emater e Senar para adequar e preparar com cursos de capacitação 2.200 trabalhadores rurais em 2012 e 2013, com investimento superior a R$ 1 milhão, por meio dos Programas Negócio Certo Rural e “Empreendedor Rural.

A proposta de Evandro Padovani é de incentivar o cooperativismo e associativismo na área rural realizando um “diagnóstico” da produção com metodologia moderna para mapear o Estado diversificando as culturas de cada região para agregar mais valores ao homem do campo e suas famí­lias. Buscar parcerias com os Bancos do Brasil e da Amazí´nia, além das cooperativas de créditos, visando reduzir os juros beneficiando os produtores rurais, também faz parte das propostas.

Novas experiíªncias

O secretário Evandro Padovani também apresentou um relato sobre a viagem a Belo horizonte (MG), na semana passada, a convite do presidente do Sebrae-Rondí´nia, Pedro Teixeira, que contou com a presença de Francisco Pereira Cabral, presidente da Faperon, a Federação da Agricultura e Pecuária de Rondí´nia. Os representantes de Rondí´nia reuniram-se na Capital mineira com Roberto Simões, presidente nacional do Sebrae e presidente da Federação de Agricultura de Minas Gerais (Faemg). Eles ainda conheceram o trabalho desenvolvido por Marcos Antí´nio dos Reis, que apresentou vários programas sobre o café em Minas Gerais para alavancar o desenvolvimento e o comércio desse produto no Estado mineiro. “Essa troca de conhecimento, inclusive com a possibilidade de futuros intercí¢mbios com o Estado de Rondí´nia, foi muito importante na área do café e leite”, afirmou o secretário.

Do secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, os representantes de Rondí´nia receberam convite para participar da Conferíªncia Internacional do Café, no míªs de setembro, em data ainda a ser agendada. Padovani observou que em Minas funciona de fato a politica do café com leite conhecida até fora das fronteiras do território nacional.

Realidade local

Evandro Padovani, com o apoio do governador Confúcio Moura, além de preservar no Estado a politica do café com leite, revitalizando os cafezais e aumentando a produção de leite, vai ampliar o leque no setor produtivo, tendo os técnicos da Emater como parceiros para incentivar as agroindústrias e criação de pequenos animais nas pequenas propriedades rurais. Finalizando, o secretário anunciou para o míªs de fevereiro, em data a ser confirmada, “Encontro sobre Cafeicultura”, na cidade de Cacoal.
http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/secretario-de-agricultura-confirma-que-futuro-esta-no-campo,45684.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas