Secretaria intensifica diálogo e fomenta cadeia leiteira em Pontal do Araguaia

Representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf) e de Pontal do Araguaia discutiram soluções para os problemas ambientais e fundiários dos dois laticínios da região.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Juntos, os laticínios produzem 25 mil litros de leite por dia que atendem a cadeia local, de acordo com informações do Governo do Estado

Segundo o Coordenador do Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia do Leite, Carlos Dorileo, o objetivo é articular junto ao município, empresários do setor e vereadores para evitar a reintegração da posse da área em que se encontram os laticínios. Já há em tramitação na Câmara de Vereadores projeto que regulariza a situação fundiária.

“Sem esses laticínios esta produção de leite irá sucumbir. O preço pago ao produtor vai diminuir, pois haverá a necessidade de se levar o produto mais longe, pagando frete, para poder comercializar”, explica.

Para fortalecer a agricultura familiar do município, serão entregues dois resfriadores de leite pela Seaf ainda este ano por meio de convênio. O investimento do governo estadual é de R$ 24 mil reais e cada resfriador comporta mil litros.

O Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite tem como pilares o aumento da produção de Leite no Estado, aumento da produtividade do rebanho por melhoramento genético e manejo adequado, além do controle da qualidade do leite.

Estiveram presentes a prefeita de Pontal do Araguaia, Divina Oda; secretário municipal de agricultura de Pontal do Araguaia, Ademilton Castro dos Santos; o prefeito de Ribeirãozinho e presidente do Consórcio Pontal do Araguaia, Aparecido Marques Moreira. O consórcio reúne os municípios de Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréo.

http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=Secretaria_intensifica_dialogo_e_fomenta_cadeia_leiteira_no_Araguaia&id=19297

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas