Secretaria da Agricultura se reúne com região Celeiro sobre leite

Na tarde de ontem, 21, o secretário estadual da agricultura e pecuária, Ernani Polo ouviu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios da região Celeiro que relataram a situação de produtores de leite que pensam em deixar o campo por não conseguirem mais sanar suas dívidas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Para o secretário, gestionar junto aos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a aquisição de leite em pó seria uma saída para escoar o estoque: “Com a redução de estoque, se possibilitaria que as indústrias produzissem mais, regulando o mercado e evitando a redução de preços ao produtor. Vamos fazer uma agenda positiva para aumentarmos o consumo do nosso leite, que com a fiscalização, teremos um produto com mais qualidade, pois houve uma retração no consumo após as fraudes ocorridas. Esses crimes graves contra a saúde pública acabaram por prejudicar a produção de modo geral”, explicou.

A relevância socioeconômica da atividade leiteira está relacionada diretamente à sustentabilidade das pequenas propriedades rurais. A atividade também ajuda, em função da renda regular e mensal, na minimização do êxodo rural. No Rio Grande do Sul, a cadeia tem representatividade do ponto de vista social: mais de 120 mil famílias dependem da cultura. A produção gira em torno de 12,3 milhões de litros/dia. O Estado tornou-se a segunda bacia leiteira do país, produzindo mais de quatro bilhões de litros por ano e registrando 12,5% de participação no mercado nacional.

Durante a audiência foi levantada também a hipótese da criação de uma linha de crédito especial: “Estamos encaminhando, junto a órgãos federais, a possibilidade de criar uma linha de crédito especial/emergencial através do PRONAF, para esses produtores prejudicados que não receberam o pagamento pelo seu produto, a exemplo do que foi feito no caso da estiagem. Estaremos encaminhando essa proposta ao Ministério de Desenvolvimento Agrário em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Fetag, Farsul e Famurs. Isto depende de uma decisão politica do governo federal e aprovação dessa linha pelo conselho monetário nacional, mas é o que tentaremos”, esclareceu o secretário Ernani Polo.

Outra ação levantada no encontro foi a negociação, das empresas que devem aos produtores para que façam o pagamento. “Vamos fazer uma ação conjunta com entidades do setor para pressionar pelo pagamento”, destacou o secretário.

Estavam presentes representantes dos municípios de Esperança do Sul, Sede Nova, Barra do Guarita, Tenente Portela, Braga, Coronel Bicaco, Humaitá, Bom Progresso, Crissiumal, Derrubadas, Campo Novo Chiapetta, Inhacorá, Miraguaí, Tiradentes do Sul.

http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=13887&nome=Secretaria%20da%20Agricultura%20se%20re%C3%BAne%20com%20regi%C3%A3o%20Celeiro%20sobre%20leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas