Seagri promove cadastro de novos beneficiários e faz entrega de#leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) promoveu na manhã desta sexta-feira (7), por meio de representantes do Programa do Leite, o cadastro de novos beneficiários consumidores e fez a entrega de quatro litros de leite por família na Associação Paraíso do Horto, no bairro da Chã da Jaqueira.

Em Maceió, as famílias recebem o leite em 500 pontos de entrega espalhados pela cidade, que atendem mais de 15 mil famílias. O cadastro de novos beneficiários é feito com base na quantidade de leite disponível para cada ponto de entrega. Não há limite de beneficiados; porém, a quantidade é delimitada pelo laticínio fornecedor.

“Este programa é de grande valia para a agricultura familiar e para a população, uma vez que ele atua beneficiando produtor e consumidor. Hoje, grande parte do leite produzido pelo agricultor é comprado pelo governo, sendo distribuido e fornecido às famílias cadastradas”, afirmou José Marinho Júnior, secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

O Programa do Leite é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foi lançado para distribuir leite às famílias que vivem abaixo da linha de pobreza, assegurando seus direitos à alimentação, ao mesmo tempo em que possibilita um aumento da renda dos pequenos produtores, garantindo a compra de leite a preço justo, sem atravessadores, beneficiando produtor e consumidor.

“O programa é ótimo, vale a pena. Sou muito bem atendida e nunca faltou leite. Gastávamos por mês cerca de R$ 80. Agora, melhorou muito”, afirmou a aposentada Gileuze Tenório da Silva, que há seis meses vai à Associação receber o leite para alimentação de seu marido, enfermo.

Para ser um beneficiário consumidor é necessário que tenha na família gestantes, a partir da constatação da gestação pelas unidades de saúde, crianças de dois a sete anos; nutrizes até seis meses após o parto; idosos com mais de 60 anos e outros beneficiários, desde que justificado e autorizado pelo Conseia Estadual e pelo SESAN. Já os beneficiários produtores do programa do leite são agricultores familiares que se enquadram nos grupos “A”, “A/C” e ”B” Agricultor Familiar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar –PRONAF, e que apresentam a Declaração de Aptidão ao ppograma (DAP). Hoje, em Alagoas, 3.200 produtores fornecem leite 80 mil litros de leite ao programa, para 80 mil famílias, dentro dos critérios.

Segundo José Luis Torres, oficial de apoio técnico da regional Maceió, o ponto de entrega da Associação distribui leite à 100 famílias desde o ano de 2007. “Novas famílias são cadastradas, pois há sempre uma demanda de encerramento de cadastro, de acordo com os critérios pré-estabelecidos para ser um beneficiado consumidor, principalmente em caso de ser gestante ou criança até sete anos, ou em caso de falecimento”, afirma José Luis. Atualmente, na grande Maceió, são distribuidos 22 mil litros de leite por dia, sendo este o mesmo número de beneficiários.

“Receber leite do governo melhora a vida da gente, reduz o custo mensal; é a nossa salvação! Hoje, meus dois netinhos têm uma alimentação mais saudável”, disse Patrícia Silva de Lima, dona de casa de 41 anos. Para ajudar no sustento, ela ainda recebe o Bolsa Família. “O dinheiro vai todo para meus netos, pois não teria condição de mantê-los sem a ajuda do governo”, completou.

O Programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Agrário, subsidiado pelos mesmos por meio do Fundo de Erradicação e Combate – Fecoep.

por Ascom – Seagri

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas