SDE abre processo administrativo contra laticí­nios no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria de Direito Econí´mico (SDE) do Ministério da Justiça abriu processo administrativo para apurar indí­cios da prática de cartel e preços predatórios no mercado de leite pasteurizado tipo C. São investigadas a Elegíª Alimentos S.A. (atual BRF Brasil Foods S.A.), a Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticí­nios Ltda.(Cosulati), a Cooperativa dos Pequenos Agricultores e Produtores e Leite da Região Sul (Coopal), a Indústria de Laticí­nios Santa Silvana Ltda, a Thurmer & Leitzke Ltda, além de funcionários e dirigentes destas empresas.

O Sindicato da Indústria de Laticí­nios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat) também está sendo investigado devido aos indí­cios de participação nas condutas. Todos terão 30 dias para apresentar ao governo suas defesas.

A SDE acompanhou o processo criminal desde 2004 quando a Polí­cia Federal iniciou a “Operação Via Láctea” para investigar a prática de dumping e cartel por laticí­nios de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Em 2008, 16 pessoas foram indiciadas por crime contra a economia popular, depois que o inquérito policial concluiu que as empresas Elegíª, Cosulati e uma cooperativa de leite na região sul do Estado combinavam os preços para a venda do leite tipo “C”. Depois do processo criminal a SDE analisa, agora, se os fatos investigados pela PF podem também ser punidos administrativamente.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas