#SDA cancela convíªnio com empresa que transportou leite com baratas, no CE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Carga foi apreendida em abordagem da PRF.
Alimento era transportado sem refrigeração.

Leite era transportado em condições sanitárias inadequadas, no Ceará (Foto: PRF-CE/Divulgação)Leite era transportado em condições sanitárias inadequadas, no Ceará (Foto: PRF-CE/Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) cancelou o fornecimento do leite da empresa Bezerra Laticí­nios para 22 cidades cearenses. A decisão foi tomada após uma carga de 2,5 mil litros ser apreendida em 17 de julho pela Polí­cia Rodoviária Federal (PRF-CE)  em meio a baratas e sem condições sanitárias inadequadas para consumo humano.  providenciando

Segundo o coordenador do Programa do Leite da SDA, Márcio Peixoto, a empresa foi interditada pela Agíªncia de Defesa Agropecuária (Adagri), que emite o parecer do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).  O laticí­nio está realizando as melhorias na usina solicitadas pela Adagri para poder voltar a funcionar, de acordo com o sócio-gerente Adriano Pires Machado. A empresa pretende retomar o fornecimento ao programa, serviço que, segundo ele, »presta há 10 anos, sem problemas». Machado explica que o problema no transporte ocorreu porque o caminhão da empresa quebrou na estrada e foi necessário fretar um outro, de emergíªncia.

Um relatório que foi encaminhado pela Adagri está sendo analisado pela equipe jurí­dica da SDA que deve abrir processo de licitação para fechar convíªnio com nova empresa ainda esta semana.

«A Bezerra Laticí­nios participou do processo licitatório em fevereiro desse ano. O fornecimento era feito duas vezes por semana para tender ao Programa Fome Zero. Foi tudo cancelado», explica Peixoto. A secretaria de saúde de Madalena, Solange Viana, afirma que  desde a apreeensão o municí­pio não recebe fornecimento do leite. «[A SDA] nos mandou um e-mail dizendo que estão conversando com outra fornecedor», conta Solange.

A carga
A carga de leite destinada a crianças foi apreendida no km 214 da BR-020. Baratas andavam sobre os sacos, transportados em um caminhão sem refrigeração adequada.

Todo o produto, assim como o veí­culo e o condutor, foram encaminhados í  Delegacia de Polí­cia Civil de Boa Viagem que acionou a Vigilí¢ncia Sanitária local. Após a inspeção, o fiscal sanitário informou que toda a carga seria incinerada.

De acordo com a PRF-CE, o motorista também informou que já haviam sido entregues 5.335 sacos de leite no municí­pio de Boa Viagem, pouco antes da abordagem. Na ocasião, a secretária de Saúde de Boa Viagem, Rosivalda Ferreira de Almeida, disse que o leite distribuí­do no municí­pio estava dentro dos padrões sanitários e de refrigração. «Nós fizemos o teste, inclusive fervemos parte do produto e estava em perfeitas condições».

Programa de Aquisição de Alimentos
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa que distribui o leite, «manifesta sua indignação ao tomar conhecimento da apreensão, pela Polí­cia Rodoviária Federal no estado do Ceará, de 2,5 mil litros de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) impróprios para consumo».

O leite que seria levado a crianças é distribuí­do pelo Governo Federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Leite). O PAA Leite foi criado em 2003 e repassa recursos aos estados para a compra de leite de agricultores familiares. Cabe ao estado contratar as empresas que beneficiam e entregam o produto nos municí­pios, assim como fiscalizar e controlar a qualidade do leite entregue. «O MDS tomará todas as medidas necessárias para auxiliar na identificação e punição dos responsáveis para que tal fato não torne a se repetir», diz o ministério, em nota.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/07/sda-cancela-convenio-com-empresa-que-forneceu-leite-com-baratas-no-ce.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas