#RS: produção de leite í  base de pasto é tema de capacitação em Vanini

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o intuito de incentivar o produtor rural a manter pastagens de qualidade em sua propriedade, a Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vanini, Secretaria Municipal de Agricultura, Cooperativa Santa Clara e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) realizam, nesta quinta-feira (04), capacitação em Bovinocultura de Leite, enfocando a produção í  base de pasto. A atividade tem iní­cio í s 9h, no Quiosque Municipal, em Vanini.

Pela parte da manhã, o engenheiro agrí´nomo da Emater/RS-Ascar de São Domingos do Sul, Adilson Rezende, abordará a nutrição de bovinos. O tema legislação ambiental será abordado pelo técnico em agropecuária Rogério Kich. O médico veterinário da Cooperativa Santa Clara, Juliano Duchle, falará sobre genética e criação de terneiras.

í€ tarde, na propriedade de José Arteminio Alves, será abordada a construção de salas de ordenha e galpão, além de alimentação de bovinos, pelo técnico da Emater/RS-Ascar de Vanini, Ademir Alves, e pelo técnico da Cooperativa Santa Clara, Juliano Duchle. A extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Vanini, Camila Rigotti, falará sobre os produtos utilizados para a higienização de ordenhas. Implantação, manejo e fenação de capim vaqueiro serão os assuntos abordados pela engenheira agrí´noma Kátia Trevizan

Segundo o técnico da Emater/RS-Ascar de Vanini, Ademir Alves, a capacitação irá proporcionar aos produtores o diálogo com técnicos para colocar em prática na propriedade o que foi desenvolvido durante o curso. «Todas essas ações desenvolvidas nos municí­pios, como as capacitações, influenciam na propriedade rural; o agricultor consegue melhorar a alimentação do gado através de uma boa pastagem, além e reduzir os custos e aumentar a rentabilidade», enfatiza o técnico.

A capacitação faz parte do Programa Leite Gaúcho, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, que visa capacitar os produtores na atividade de bovinocultura de leite.

Fonte: Emater/RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas