#RS: governo, indústrias e prefeituras debatem prêmio para municípios que controlem brucelose e tuberculose

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, reuniu-se nesta terça-feira (15) com prefeitos dos municípios da região de Arroio do Meio e empresários do setor leiteiro para discutir o acordo para pagamento adicional ao produtor sobre o leite oficialmente saneado, livre de tuberculose e brucelose.

 

Esse será o fator mais importante na consolidação do Projeto Piloto Nacional da Comarca de Arroio do Meio e para a expansão do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovina/Bubalina (Procetube/RS), ambos com base no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pncebt), do Ministério da Agricultura.

 

A região do Vale do Taquari é a primeira a aderir ao saneamento da tuberculose e brucelose bovina por área geográfica municipal, destacando-se por possuir a terceira bacia leiteira gaúcha, com índices de crescimento expressivos, segundo levantamento de 2012 feito pelo IBGE. Já fazem parte do projeto piloto os seis municípios da Comarca de Arroio do Meio, já havendo mais 15 municípios da região inscritos para saneamento através do Procetube, a partir de 2013.

 

Segundo Mainardi, a meta é que no período máximo de oito anos, haja significativa expansão de saneamento em todo o Estado, buscando a meta de atingir 100% dos municípios. Além disso, o município que estiver devidamente saneado receberá uma gratificação, valor que ainda deve ser acertado.

 

«Temos que possuir um diferencial para dar tranquilidade e certeza de um produto diferenciado para o consumidor e que agregue valo à indústria», disse Mainardi, ao afirmar que será necessária a criação de um sistema garantido por selo de sanidade, de qualidade ou de identificação de origem, cujos regulamentos exigem como atributo inicial a sanidade oficial. «A intenção é que o Estado e prefeituras trabalhem conjuntamente», complementou Mainardi.

 

O secretário Mainardi pretende convidar a Câmara Setorial do Leite e o Comitê Gestor do Procetube para uma reunião a ser realizada no próximo dia 22, a fim de dar conhecimento e debater os ajustes hoje acertados.

 

Anúncio

Para dar agilidade ao acordo de pagamento adicional por leite saneado, foi acertado entre as indústrias laticinistas presentes, os prefeitos e o secretário que o anúncio desta medida inovadora possivelmente seja feito com a assinatura de Termo de Compromisso que deverá ser feito na Interiorização do Governo do Estado no Vale do Taquari, nos próximos dias 24 e 25. Para a oportunidade, também serão convidados os mais de 20 municípios do Estado que começarão a implantar o Procetube em 2013.

 

Também participaram da reunião, o coordenador da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha, Consultor da Câmara do Leite, Oreno Ardêmio Heineck, dirigentes das empresas BRFoods, Coolag, Hollmann, LBR, Languiru, Latvida, Promilk e Quinta do Vale. Compareceram também os prefeitos dos municípios de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, Capitão, Cesar Beneduzzi, e Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo. Estiveram presentes ainda os vice-prefeitos de Nova Bréscia e Pouso Novo, e os secretários Municipais da Agricultura de Pouso Novo, Travesseiro, Arroio do Meio e Capitão.

 

O programa

O Procetube é um programa lançado pelo Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que busca o controle e a erradicação da brucelose e tuberculose bovina, doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos a saúde pública. Está baseado em projeto desenvolvido há dois anos no Vale do Taquari, executado por um conjunto de entidades e representações do setor produtivo, a partir de um foco registrado no município de Arroio do Meio. A projeção é de que em oito anos todas as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Estado estejam certificadas.

 

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas