#Rio Genética chega a seis mil animais financiados pelo Governo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Programa promove acesso de pequenos produtores a qualidade genética para melhorar rebanho e aumentar produção de leite

O Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, alcançou neste final de semana o número de seis mil animais de qualidade financiados com recursos do governo do estado. Uma vaca Girolando, adquirida pelo produtor Horácio José Veiga Leal, de Vassouras, durante a Feira Animais do programa, em Paraí­ba do Sul, tornou-se um marco emblemático para o Rio Genética.

 

De acordo com secretário estadual de Agricultura, Christino íureo, essa conquista é de grande releví¢ncia para o trabalho que vem sendo feito no Estado buscando o melhoramento do rebanho leiteiro e aumento da produção.

“Anteriormente, na pecuária fluminense a qualidade genética era exclusividade de uma elite. Com o programa democratizamos o acesso a esses animais, facilitado por linha de crédito com recursos do Tesouro Estadual e condições excepcionais. Estamos indo na contra mão daqueles que vaticinavam o fim da atividade leiteira no estado” – destacou Christino.

O secretário lembrou que, desde sua criação em 2009, o Rio Genética já é responsável pelo financiamento de mais de dez mil animais, contabilizando R$ 35 milhões em recursos do Banco do Brasil, Tesouro Estadual e de ICMS de cooperativas agropecuárias beneficiadas pelo Rio Leite.

 

“O empenho do governador Sérgio Cabral e do vice Pezão em apoiar os municí­pios nos proporcionaram condições de ter um programa como este. A atividade leiteira é importante e precisávamos fazer com que o pequeno produtor, com poucos animais pudesse melhorar sua produção e fazer a conta fechar no final do míªs” acrescentou.

Satisfeito com a aquisição da vaca da raça Girolando, com potencial para produção de até 50 litros diários, e outros dois animais, que se juntarão aos 130 de seu rebanho, em sua propriedade na localidade de Cananeia, Vassouras, Horácio afirmou estar estreando com o pé direito no Rio Genética.

“Conheci o programa através da Emater-Rio e, agora, acompanhado dos meus filhos, vim disposto a fazer negócio. Espero melhorar meu gado e aumentar a produção, hoje em torno de mil litros dias, comercializados para a Bom Gosto / LBR – enfatizou sorridente o produtor, que também se dedica ao cultivo de tomate.

Para Márcio Santos de Oliveira Lima, produtor de leite em Paraí­ba do Sul, o programa do governo do estado está fazendo a diferença nos negócios da famí­lia. A mudança aconteceu com a compra de tríªs vacas, na Feira Rio Genética de Tríªs Rios, em setembro de 2011. As condições favoráveis do financiamento do governo do estado, com um ano de caríªncia, 2% de juros ao ano e cinco anos para pagamento estimularam novos investimentos. No evento deste sábado levou para a propriedade, na localidade de Limoeiro, mais quatro vacas da raça Girolando. Os animais vão se juntar ao plantel de 28, que respondem pela produção diária de 150 litros de leite, vendidos para a Cooperativa Agropecuária do municí­pio.

– A grande vantagem é a produtividade dos animais de melhor qualidade. Antes, tinha 35 vacas que me davam, em média, 120 litros por dia. Hoje, com menor número produzo mais – afirmou ele.

Segundo o secretário Christino íureo, pelo quarto trimestre consecutivo o Rio de Janeiro tem entre todos os estados brasileiros o melhor preço de leite pago ao produtor. Ele acrescentou que a disputa entre as diversas empresas captadoras de leite, elevou o preço do produto.

– Temos que perseguir agora a redução dos custos para o produtor. A melhor remuneração alcançada pelo leite não pode ser absorvida pelo aumento no preço dos insumos, defensivos e ração – concluiu.

Presente na ocasião, o prefeito de Paraí­ba do Sul, Márcio de Abreu Oliveira, agradeceu í  secretaria de Agricultura pelas máquinas do Programa Estradas da Produção, que já recuperaram 50 quilí´metros de estradas vicinais no municí­pio.

http://www.folhavaledocafe.com.br/estado/rio-genetica-chega-a-seis-mil-animais-financiados-pelo-governo-1.1290605#.UbHgEPmQWuI

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas