#Ricardo reafirma a produtores empenho para fortalecer a bacia leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O governador Ricardo Coutinho garantiu que o Estado manterá seu empenho no fortalecimento da bacia leiteira do Sertão. Ele falou durante o 5º Encontro Sertanejo de Produtores de Leite, na Fazenda Belo Vale, em Marizópolis, evento promovido pelo Sebrae, oferecendo palestras e capacitações sobre novas tecnologias e a produção do leite tendo como referência a fazenda Belo Vale, que fabrica os produtos da marca Isis.

 

Ricardo Coutinho destacou que a bacia leiteira no Sertão, embora seja a maior do Estado (47% da produção) ainda é considerada pequena se comparado a outros Estados, mas tem potencial de crescimento. Ele defendeu que espaços como as Várzeas de Sousa sejam incorporados à matriz de produção de leite, contribuindo para aumentar o volume e abastecer o mercado. “É preciso que uma empresa privada incorpore a matriz para que o produtor sertanejo possa fornecer o seu leite. Para isso, é preciso que o produtor adote técnicas para melhorar a produção de um setor que abre as portas para a geração de emprego e distribuição de renda”.

 

O superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto, disse que o evento capacita os produtores de leite para aplicação de novas tecnologias de produção. “A ideia é somar esforços para elevar a produção na bacia leiteira do Sertão, e a fazenda Belo Vale serve como referência teórica e prática na industrialização de derivados do leite”.

 

 

O empresário Marcos Guedes, proprietário da empresa de laticínios Isis, disse que a meta é criar um centro de referência em pecuária com indústria de ração para mostrar aos produtores da região métodos mais produtivos, melhor tecnologia e melhor genética animal. “Não adianta apenas aumentar a produção sem melhorar a qualidade do leite. E o desafio da Paraíba é aumentar a produção que é uma das menores do Nordeste. No geral, a pecuária leiteira do país ainda é muito precária diante da repercussão social e econômica que gera”.

 

 

Novo olhar sobre o setor – De acordo com Marcos Guedes, a pecuária leiteira é uma das principais atividades econômicas do Estado e é essencial que, assim como ocorreu em Estados como Goiás e Rio Grande do Sul, o Governo do Estado esteja presente com uma estratégia de crescimento da produção, promovendo capacitação, dando assistência técnica, desenvolvendo tecnologia e oferecendo crédito. “Estamos felizes por ver que após anos de ausência, o Governo do Estado passa a olhar o setor como estratégico para o desenvolvimento do semiárido paraibano”, completou.

 

 

A indústria Belo Vale, que fabrica produtos da marca Isis, possui três fazendas leiteiras e uma fábrica em Sousa que gera 420 empregos diretos, além de possuir uma filial em Jaboatão dos Guararapes (PE). O 5º Encontro Sertanejo de Produtores de Leite também contou com as presenças do deputado estadual Lindolfo Pires, do presidente da Faepa, Mário Borba, do superintendente do Sebrae, Luiz Alberto, do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, do empresário Marcos Guedes, e de cerca de 200 produtores de leite da região.

 

http://www.folhadosertao.com.br/portal/noticia.php?page=noticiaCompleta&id_noticia=17869

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas