Resolução vai reconhecer produção de #queijo serrano com #leite cru

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

José Valdori Hemkamaier vai assinar nos próximos dias, resolução que reconhece o queijo serrano como um produto que pode ser produzido com leite cru. 

 

O presidente do Consórcio de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Inspeção aos Produtos de Origem Agropecuária (Cisama), prefeito de Palmeira, José Valdori Hemkamaier vai assinar nos próximos dias, resolução que reconhece o queijo serrano como um produto que pode ser produzido com leite cru. Desde que obedeça as regras sanitárias de inspeção municipal, que é regido pelas normas do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

 

O ato foi aplaudido pelos prefeitos que participaram da assembleia ordinária do Cisama, na manhã desta sexta-feira, no auditório da Amures. Pelo que informou o José Valdori, já estão cadastradas na Serra Catarinense, mais de 115 agroindústrias familiares com processo de adequação de inspeção sanitária, de acordo com as exigências do programa. O prefeito José Valori assinou na reunião, um Termo de Compromisso com o Ministério do Planejamento para conveniar recursos federais direto com o Cisama. O documento é assinado também, pelas Ministra do Planejamento Miriam Belchior e de Relações Institucionais Ideli Salvatti. O termo chama os municípios para participarem do Plano Plurianual Regional a ser elaborado a partir de abril.

 

O que explicou o diretor-executivo do Cisama, Selênio Sartori é que o Serviço de Inspeção Municipal implantado nos municípios conseguiu reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção federal. “Temos projetos em andamento de legalização de agroindústrias em Capão Alto, São Joaquim, Ponte Alta, Urupema e Cerro Negro e com processo seletivo para contratação de um engenheiro de alimentos para o Cisama”, informou Sartori.

 

A resolução que reconhece o queijo serrano com leite cru está praticamente pronta e é fruto de várias reuniões de um grupo de trabalho, que se reunirá na segunda-feira da próxima semana, com os responsáveis da inspeção estadual. “Desta maneira serão definida as regras de inspeção para se produzir o queijo serrano”, reiterou o presidente do Cisama.

 

Os prefeitos também estão definindo a forma de arrecadação do Serviço de Inspeção Municipal. O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti, elogiou as ações do Cisama e observou que em breve será implantado um programa de educação sanitária, para orientar os consumidores a não comprar nem consumir produtos sem inspeção.

 

“Além de conscientizar para segurança alimentar é importante orientar as agroindústrias de como sair da clandestinidade e se regularizar”, reiterou Topanoti. Os prefeitos também discutiram na reunião a prorrogação de projetos de esgotamento sanitário junto Funasa, convênio com a SDR para conclusão dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e dentre outros assuntos, destinação de recursos de emenda coletiva para projetos de acessibilidade.

 

http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodoslagos/on-line/variedades/resoluc-o-vai-reconhecer-produc-o-de-queijo-serrano-com-leite-cru-1.1438506#.Uyb6yIUXd8A

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas