Rede #Leite mostra em Tenente Portela desafio de alimentar gado em terra dobrada

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Terreno acidentado, montanhoso, popularmente chamado de “terra dobrada”, desafia o pequeno agricultor a produzir leite no Noroeste gaúcho. Na quinta-feira, 15, a família Fuck, do interior de Tenente Portela, mostrou algumas das estratégias que utiliza para garantir pasto e leite o ano inteiro, tendo de superar as adversidades oferecidas pelo terreno. O encontro na propriedade da família Fuck foi organizado pela Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul.

 

A longa caminhada pelos cerca de 50 piquetes foi um teste aos pulmões dos visitantes. À sombra de uma árvore, o grupo de agricultores vindos de seis municípios debateu com os proprietários e os extensionistas da Emater/RS-Ascar sobre a engenharia do sistema de produção que eles presenciaram, com destaque para cinco tipos de pastagem perene: tifton, capim pioneiro, mombaça, brachiária e estrela africana. “Não podemos entrar nessa de que existe pasto milagroso. Todos eles têm condições, porém o manejo é determinante”, ponderou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, José Rubens Hermann dos Santos. “Às vezes, o que falta é adubo”, concluiu Santos.

 

“O que é mais importante, o manejo ou a pastagem?”, indagou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bortolini. “Os dois são importantes e devem ser olhados em conjunto”, completou. Na propriedade dos Fuck, a estratégia de consorciar forrageiras parece ter dado certo. Em três anos, desde que ingressaram na Rede Leite, a produção leiteira cresceu 63%.

 

A dieta das vacas é complementada com ração. Cristiano, o caçula da família Fuck, fez questão de destacar que a ração é feita em casa, a partir de uma formulação orientada pela Emater/RS-Ascar. Para tanto, o milho cultivado na propriedade é armazenado em um silo de alvenaria, especialmente construído para essa finalidade. “A qualidade da ração caseira não tem comparação”, sustentou o rapaz. Investimentos em genética também pesaram no aumento da produção. “O município tem adotado uma política de fornecer o sêmen para que o próprio produtor de leite faça a inseminação”, disse Santos.

 

Ao observar que o plantel de 15 vacas bebe água em apenas dois lugares na propriedade de 19 hectares – um açude e uma vertente de água no meio do capão de mato -, o assistente técnico regional de sistemas de produção da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Oldemar Weiller, sugeriu atenção especial da família a esse fato. “Se a vaca tiver de ‘pensar’ em subir e descer para tomar água, ela desiste”, hipotetizou Weiller.

 

A presença de bernes – verme da mosca-varejeira – também não passou despercebida. “É preciso entender a ecologia e a biologia destes parasitas, como bernes e carrapatos, que normalmente gostam de se esconder em moitas. O ideal é que os animais tenham sombra, mas em um ambiente arejado e iluminado, porque a vaca não gosta de mato, ela gosta de sombra”, justificou o veterinário da Emater/RS-Ascar.

 

Sucessão Familiar

 

A permanência do filho mais moço na propriedade dos pais foi bastante comentada durante o encontro. Mesmo formado no curso de Filosofia, Cristiano abriu mão de um emprego na cidade para investir na produção de leite, com o auxílio da mulher, Patrícia. “Na medida do possível, eu fui remunerando o Cristiano. Se todos os pais fizessem assim”, refletiu o patriarca Derli Fuck. “Muitos pais culpam o governo quando os filhos saem de casa, mas a culpa não é só do governo”, concluiu Fuck. “Aqui podemos ver renda com participação”, elogiou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Schommer. Os agricultores irão se reencontrar no próximo dia 17 de julho, na propriedade da família Jung, em Redentora.

 

Rede Leite

 

Fazem parte da Rede Leite nove instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unijuí, Unicruz, UFSM, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel).

http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=9169&nome=Rede%20Leite%20mostra%20em%20Tenente%20Portela%20desafio%20de%20alimentar%20gado%20em%20terra%20dobrada

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas