#Rabobank apresenta perspectivas de curto prazo para as principais commodities brasileiras

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Por meio do boletim trimestral Agro Info, realizado pelo departamento de Pesquisa e Análise Setorial (FAR), o banco traz as perspectivas e os pontos de atenção para os mercados de fertilizantes e câmbio, açúcar e etanol, café, soja, milho, algodão, gado, suco de laranja e leite.

 

Destaques do boletim:

 

Soja

 

O primeiro trimestre de 2014 deverá apresentar preços, em Chicago, próximos a US$ 12,5/bu. Com a chegada da safra norte-americana 2013/14, os preços internacionais da soja passaram a apresentar forte correção sazonal, se retraindo significativamente.

 

Milho

 

A produção mundial deverá expandir-se em 11,5% no ciclo 2013/14, chegando a 957 milhões de toneladas. Assim, mesmo diante da expansão do consumo, espera-se aumento dos estoques e pressão nos preços internacionais.

 

Leite

 

No curto prazo, espera-se queda moderada no preço pago ao produtor, dado ao aumento na oferta que vai de encontro a uma estabilização da demanda. As importações devem fechar o ano em patamares inferiores aos de 2012, com perspectivas de mais um ano de baixas em 2014.

 

Café

 

As perspectivas de preços de curto e médio prazo continuam positivas para o mercado de café. O mercado continua pressionado, dada a ampla oferta do produto e as expectativas de grandes safras nos principais países produtores. Movimentações de compra dos fundos também podem resultar em valorizações pontuais nos próximos meses.

 

Fertilizantes e câmbio

 

Os preços no mercado interno devem ser ligeiramente pressionados, devido aos estoques mais elevados e o período de demanda reduzida. Apesar disso, a expectativa de dólar ainda firme e a antecipação nas compras para a safra 2013/14 podem amenizar a tendência de queda nas cotações de fertilizantes.

 

Açúcar e etanol

 

Preços de açúcar continuam pressionados, enquanto o etanol deve continuar se valorizando, seguindo sua sazonalidade típica, ajustando a oferta para a entressafra. Os preços do hidratado devem voltar à paridade com a gasolina nos principais estados consumidores até o início da safra 2014/15.

 

Algodão

 

Os baixos preços no mercado global têm estimulado a substituição do algodão por outras culturas. A expectativa é de redução de 6,5% na produção mundial da fibra em 2013/14. A queda, porém, não deve causar grande impacto nos estoques, considerando a previsão de redução no consumo.

 

Gado

 

Os preços do boi gordo tradicionalmente tendem a perder força ao longo do primeiro trimestre do ano. A maior oferta de animais de pasto no mercado, a partir de dezembro, e a desaceleração da demanda doméstica tendem a pressionar os preços. No entanto, as perspectivas para o fluxo de exportação continuam promissoras, direcionando a dinâmica dos preços domésticos no mercado bovino.

 

Suco de laranja

 

O baixo rendimento da laranja pode levar as indústrias a operarem em alta capacidade durante parte do verão. Espera-se que a tendência de queda na demanda internacional se mantenha inalterada no primeiro trimestre de 2014.

 

As informações são da Smart Comunicação

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas