# Queijo Minas Artesanal poderá ser comercializado em todo Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Queijo que é produzido artesanalmente nas regiões de Araxá, Canastra, Cerrado, Cerro e Campo das Vertentes já pode ser comercializado em todo o paí­s

O Queijo Minas Artesanal alcança um novo patamar de comercialização. Os produtores das cinco regiões reconhecidas pelo programa e que são cadastrados e certificados no Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA tíªm a possibilidade de venderem o Queijo Minas Artesanal não só para o Estado de Minas como também para todas as regiões do Brasil.

O chefe do IMA em Araxá, Calimério Guimarães, explica que o Ministério da Agricultura aprovou a regulamentação do queijo que é produzido artesanalmente nas regiões de Araxá, Canastra, Cerrado, Cerro e Campo das Vertentes. “O estado de Minas Gerais já tem equivalíªncia de inspeção participando do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e os produtos lácteos, entre eles o queijo, também foi incluí­do nesta equivalíªncia de inspeção. Portanto os produtores que se adequarem as normas do SISBI-POA vão poder vender o Queijo Minas Artesanal em todo Brasil”, afirma Calimério.

Segundo ele, até então o produto só podia ser vendido na sua região de origem e agora esta nova conquista significa uma maior valorização do produto. â€œí‰ realmente uma forma de agregar mais valor ao Queijo Minas Artesanal e assim proporcionar uma melhor renda ao produtor da região que terá um maior mercado consumidor para comercializar seus produtos”, diz o chefe do IMA.

Para se adequar as normas do SISBI os produtores devem ter instalações de controle sanitário do rebanho, analise periódica do leite e controle da qualidade da água, além do perí­odo de maturação do queijo que passa de 60 dias para 22 dias na queijaria.

“A nossa expectativa é que muitos produtores da nossa região possam se beneficiar desta nova realidade. As queijarias cadastradas no IMA já cumprem praticamente todas as exigíªncias do SISBI-POA e com essa abertura de mercado, o produtor irá com certeza agregar valor ao seu produto. O mercado para o Queijo Minas Artesanal é enorme e podemos citar São Paulo e Brasí­lia por exemplo como grandes potenciais de consumidores para os nossos produtos”, diz Calimério.

Os produtores interessados em mais informações podem procurar o escritório do IMA em Araxá na avenida Imbiara, 250, Centro ou então a Emater através do telefone: (34) 3662-0556. Segundo Calimério, os dois órgãos estão aptos a atender a demanda dos produtores do Queijo Minas Artesanal.
http://www.jornalaraxa.com.br/noticias/?SESSION=noticias&PAGE=noticia&ID=4752

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas