Queda na produção de leite no Brasil no primeiro semestre de 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 15 de setembro os dados da Pesquisa Trimestral do Leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 15 de setembro os dados da Pesquisa Trimestral do Leite. No acumulado do segundo trimestre deste ano (abril a junho), o volume de leite adquirido pelos laticínios com inspeção municipal, estadual ou federal foi de 5,64 bilhões de litros, 2,6% menos que no mesmo período do ano passado.

No acumulado do primeiro semestre foram captados 11,74 bilhões de litros de leite no país, 1,8% menos frente aos 11,98 bilhões de litros em igual período de 2014.

A queda na captação é reflexo do mercado mais pressionado em termos de preços ao produtor em 2015. Com os custos de produção em alta, os investimentos foram menores e a produção diminuiu.

As chuvas em excesso também prejudicaram a produção de leite, a captação e o transporte, em especial na região Sul do país.

A expectativa para 2015 é de um ajuste em termos de oferta e demanda no mercado de leite. Com relação aos preços do leite, a expectativa é de estabilidade a ligeira quedas nas cotações para o produtor em curto prazo.

O movimento de baixa deverá ganhar força a partir de outubro, com a safra no Brasil Central e região Sudeste.

Fonte: Scot Consultoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas