Quase 5 mil produtores reclamam de atraso em pagamento pelo #leite no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pequenos produtores estão com o pagamento atrasado desde agosto. Três mil aguardam pagamento de indústria em recuperação judicial.

Quase cinco mil pequenos produtores de leite do Rio Grande do Sul reclamam que não estão recebendo pelo alimento entregue aos laticínios. Três mil aguardam o pagamento de uma única indústria, que entrou com pedido de recuperação judicial.

Em Condor, no noroeste do estado, 70 famílias esperam pelo dinheiro. Carlos Bairros não recebeu pelo leite vendido nos meses de agosto e setembro e conta que o valor atrasado chega a R$ 42 mil.

A empresa que deve ao maior número de produtores é a Promilk. Em nota publicada há quase um mês, a Promilk diz que sofre com restrição de crédito e atrasos de pagamento de uma grande indústria, por isso, está com pedido de recuperação judicial.

Na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, os deputados da Comissão de Agricultura discutiram a situação. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), os produtores enfrentam uma das piores crises. “Uma pela questão do não-pagamento e outra pela queda no preço, estamos com dificuldade para vender o leite para fora do estado por causa dos casos de adulteração”, explica Cleonice Back, coordenadora estadual da Fetraf.

Uma operação chamada de Leite Compensado, realizada pelo Ministério Público, começou em maio e está investigando a adulteração de leite no Rio Grande do Sul.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/11/quase-5-mil-produtores-reclamam-de-atraso-em-pagamento-pelo-leite-no-rs.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas